• Yspanus Languages

Curiosidades do Quebec, a maior província do Canadá

O Yspanus Languages já explicou como o Quebec é uma excelente opção para os brasileiros que desejam morar no Canadá por conta da sua alta demanda por profissionais qualificados. Agora, chegou a hora de falar um pouco sobre a história dessa província e suas curiosidades!

Breve história do Quebec

Antes da colonização européia, essa província era habitada pelas nações Mohawk, Cree e Inuit. Foi só em 1535 que Jacques Cartier, um explorador francês, chegou na atual capital do Quebec e em Montreal. Em 1608, Samuel de Champlain fundou um assentamento na Cidade de Quebec e usou a palavra algonquina kébec, que significa “onde o rio se estreita”, para nomear a região próxima do Rio São Lourenço.

Durante o século XVII, a França e a Inglaterra lutaram pelo domínio do Canadá. Foi apenas em 1759 que os ingleses assumiram um maior controle das colônias canadenses após a vitória na Batalha das Planícies de Abraão, atualmente um parque histórico na Cidade de Quebec. No século XVIII, a maioria dos franceses ocupavam a província do Quebec, enquanto os ingleses se instalaram em Ontário. O conflito, entretanto, se perpetuou até o século XIX e foi apenas em 1867 que o Quebec se uniu à confederação canadense.

Contudo, a hostilidade entre esses dois povos perdurou até 1960, durante a “Revolução Silenciosa”, quando a comunidade francófona começou a ansiar pela independência do Quebec. Dois referendos foram organizados e a maioria decidiu votar contra a separação. Atualmente, esse desejo pela independencia do Quebec decresceu apesar das diferenças culturais com o restante das províncias canadenses.

Curiosidades

  1. O nome da província veio da palavra algonquina kébec, que significa “onde o rio se estreita”, uma referência ao Rio São Lourenço.

  2. O Quebec é a maior província do Canadá, ocupando um sexto de sua área total.

  3. A parte mais antiga do Quebec (Vieux-Québec) se tornou um Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985.

  4. Mais de 95% de sua população fala Francês.

  5. A idade média dos habitantes do Quebec é 43.5.

  6. Essa província possui uma grande comunidade irlandesa, com 40% de sua população descendente da Irlanda. Por conta disso, é muito comum você encontrar os tradicionais pubs irlandeses durante o seu passeio pela Cidade de Quebec.

  7. Possui a comunidade francófona mais antiga da América do Norte.

  8. Você sabia que o Quebec é o berço de um famoso prato da culinária canadense? O poutine, um prato que consiste de batatas fritas, queijo coalho e molho de carne (brown gravy, em inglês) veio desta província.

  9. E não para por aí! O Quebec é o principal produtor de xarope de bordo (maple syrup, em inglês) do mundo, responsável por 70% de sua produção. Os canadenses amam comer waffles, panquecas e torradas francesas com esse xarope.


Ainda não é fluente em Francês? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Francês, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.


0 comentário

Contato

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

Newsletter

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues