top of page

Como combater o tédio durante a pandemia

Por conta do Covid-19, o distanciamento social forçou pais a encontrar novas formas de entreter seus filhos diariamente contra o tédio. Você sabia que existem cientistas que estudam os efeitos do tédio na mente e na saúde?


Em 2014, uma equipe de psicólogos da Universidade da Virgínia testou o que aconteceria se participantes ficassem sozinhos em uma sala por 15 minutos com um botão que daria um pequeno choque elétrico em seus tornozelos. Eles descobriram que 25% das mulheres e 67% dos homens preferiam apertar o botão como uma forma de passar o tempo.


O termo “boredom” (tédio, em inglês) apenas ganhou popularidade em 1852, com o romance A Casa Soturna de Charles Dickens. Essa palavra, entretanto, assumiu novas facetas com o advento tecnológico do século XXI.


Em 2016, um trabalhador francês processou sua empresa por conta do bore-out (síndrome do tédio, em inglês) algo oposto à Síndrome de Burnout e ganhou. E não para por aí! A Geração Z também criou a expressão “phone boredom” que expressa o ato de usar o telefone ou redes sociais sem rumo.


Os psicólogos chegaram a classificar 5 tipos de tédio:


  • Tédio reativo: quando você se sente agressivo com o seu “captor” que, no caso de uma criança, poderia ser seus pais ou professor.

  • Tédio indiferente: quando a pessoa se sente separado do mundo a sua volta.

  • Tédio de pesquisa: uma pessoa inquieta que procura uma forma de sair dessa situação.

  • Tédio apático: quando você não sente algo bom ou ruim, mas ainda quer fugir desse estado.

  • Tédio de calibração: seus pensamentos começam a vagar e você não sabe o que fazer.


Apesar de o tédio possuir efeitos nocivos para nossa saúde, como o possível abuso de substâncias tóxicas, esse sentimento também pode ser importante para impulsionar nossa criatividade. O tédio pode incentivar nossa procura por novas ideias e objetivos, até mesmo resgatando antigos hábitos como praticar um instrumento, aprender um novo idioma ou voltar a fazer uma atividade física.


Encontre novas formas de aperfeiçoar seu conhecimento de uma língua estrangeira com essas atividades que você pode fazer sem sair de casa!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page