top of page

36 curiosidades sobre a Coreia do Sul

O YSPANUS Languages criou uma lista com 36 curiosidades sobre o Coreia do Sul para os alunos que desejam aprender mais sobre a cultura coreana!


N Seoul Tower
Seul

1. Seu nome oficial é República da Coreia.

2. Seul é sua capital.

3. O país faz fronteira terrestre com a Coreia do Norte e marítima com o Mar do Japão, o Estreito da Coreia e o Mar Amarelo.

4. A Coreia do Sul é dividida da seguinte forma:

  • Cidade especial: Seul.

  • Cidades metropolitanas: Busan, Daegu, Incheon, Gwangju, Daejeon e Ulsan.

  • Cidade autônoma especial: Sejong.

  • Províncias: Gangwon, Gyeonggi, Chungcheong do Norte, Chungcheong do Sul, Gyeongsang do Norte, Gyeongsang do Sul, Jeolla do Norte e Jeolla do Sul.

  • Província autônoma especial: Jeju.

5. Seul e Busan são as cidades mais populosas do país.


mapa da coreia do sul
Fonte: Yspanus Languages

6. 70% do país é coberto por montanhas!

7. A Zona Desmilitarizada da Coreia (DMZ), criada em 1953, é uma barreira de 250 quilômetros de comprimento que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul.

8. Desde 1974, o país encontrou 4 túneis escavados pela Coreia do Norte que cruzam a Zona Desmilitarizada da Coreia. Acredita-se que eles foram criados como uma rota de invasão militar.

9. O 3º túnel, conhecido como o Terceiro Túnel de Agressão, é agora um ponto turístico. Vale lembrar que o túnel é protegido com 3 barricadas de concreto!

10. A DMZ também é um campo minado! Existem cerca de 1 milhão de minas terrestres enterradas em seu solo.

11. A maior parte da população da Coreia do Sul não possui uma religião (56.1%), já 19.7% dos sul-coreanos são protestantes, 15.5% budistas e 7.9% católicos.

12. É o berço de grandes empresas como Samsung, LG, Hyundai e Kia Motors.

13. O acrônimo SKY é uma referência às 3 universidades mais prestigiosas do país: Universidade Nacional de Seul, Universidade da Coreia e Universidade de Yonsei.


bandeiras da coreia do sul

14. Na Coreia do Sul, é comum perguntar o tipo sanguíneo de alguém. Os sul-coreanos acreditam que cada tipo de sangue revela um aspecto de sua personalidade.

15. Antes de tirar uma foto, os sul-coreanos falam “kimchi” em vez de “xis”.

16. O kimchi, inclusive, é um condimento tão popular no país que os sul-coreanos criaram um museu dedicado a sua história! O Museum Kimchikan mostra os 1.500 anos da história do kimchi.

17. Em 2013, a UNESCO declarou que o Gimjang (김장), a tradição coreana de conservar o kimchi no inverno, é um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade!

18. Arroz e Kimchi são servidos na maioria das refeições e podem aparecer até mesmo no café da manhã!

19. Já ouviu falar em Chimaek? Essa palavra é uma junção de chikin (frango frito) e maekju (cerveja), uma combinação muito popular no país.

20. Lotteria é a maior rede de fast-food da Coreia do Sul.

21. O Soju é uma bebida destilada muito popular no país. Só em 2018, a Coreia do Sul produziu cerca de 1,36 milhões de toneladas de Soju. O mercado dessa bebida é dominado por marcas mais baratas como Chamisul Fresh da HiteJinro.

22. Em casamentos, a noiva veste um hanbok vermelho e o noivo, um azul. As duas cores, que formam o centro da bandeira da Coreia do Sul, representam o yin e o yang.

23. Durante o Festival da Lua, milhões de sul-coreanos viajam para visitar os túmulos de seus ancestrais.

24. Cerca de 20% da população sul-coreana possui o sobrenome Kim.

25. O esporte mais popular na Coreia do Sul é o baseball.


Palácio Gyeongbokgung
Palácio Gyeongbokgung

26. O país tem WiFi grátis em todos o seu território, até mesmo nas ilhas mais remotas.

27. Já ouviu falar em guardas de prisão robóticos? A Coreia do Sul foi o primeiro país a empregar robôs em suas penitenciárias!

28. Presentear seu namorado ou namorada com sapatos tem uma conotação negativa no país, já que isso simboliza que você deseja “ir embora”.

29. Os sul-coreanos acreditam que o número 4 traz azar. Acredita-se que essa superstição veio da China, onde a palavra “quatro” soa como “morte”.

30. Nunca escreva o nome de um sul-coreano com uma caneta vermelha! Como os nomes de pessoas falecidas eram escritos com essa cor, isso pode significar que você deseja prejudicá-los.

31. Segundo a lei coreana, fazer uma tatuagem é um serviço médico. Por isso, muitos tatuadores que não são médicos operam em estúdios de tatuagem “subterrâneos” ou até mesmo em suas próprias casas.

32. Como o coletivismo é muito importante para os sul-coreanos, os alunos são os responsáveis pela limpeza da sala de aula.


Publicidade do grupo Red Velvet em um ônibus no Japão.
Publicidade do grupo Red Velvet em um ônibus no Japão.

33. Já ouviu falar na palavra Hallyu? Esse termo chinês significa “onda coreana” e se refere à popularidade da cultura sul-coreana ao redor do mundo.

34. O primeiro filme sul-coreano a ser nomeado ao Oscar foi Parasita, que ganhou 3 estatuetas em 2020.

35. Em 2019, 23.3% dos turistas visitaram o país por conta do k-pop e da Hallyu.

36. O Mundo dos Casados (The World of the Married), Castelo Alto (Sky Castle) e Pousando no Amor (Crash Landing on You) são os k-dramas de maior audiência no país!


Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page