top of page

46 curiosidades sobre a China

O YSPANUS Languages criou uma lista com 46 curiosidades sobre a China para os alunos de mandarim que desejam aprender mais sobre a cultura e os costumes chineses!


Grande Muralha da China
Grande Muralha da China

1. O país é oficialmente conhecido como a República Popular da China (RPC).

2. A China, ao lado da Rússia, é o país com o maior número de vizinhos do mundo! No total, a China faz fronteira com 14 países: Mongólia, Rússia, Coreia do Norte, Vietnã, Laos, Mianmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão e Cazaquistão.


Mapa da China e de seus vizinhos
Os 14 vizinhos da China. Fonte: YSPANUS Languages.

3. O país é subdividido em 22 províncias, sendo que a ilha de Taiwan (oficialmente chamada de República da China) é reivindicada com a 23ª!

4. Apesar de sua grandeza, o país possui apenas 1 fuso horário.

5. A China também possui Regiões Administrativas Especiais (RAE): Hong Kong e Macau. Apesar de possuirem um alto grau de autonomia econômica, a República Popular da China controla a defesa e política externa dessas 2 regiões.

6. A moeda chinesa é a Renminbi (Yuan), traduzida como a “moeda do povo”. Hong Kong, entretanto, usa o dólar de Hong Kong.

7. A China é o país mais populoso do mundo: 1,4 bilhão de habitantes!

8. Xangai é a cidade com o maior número de habitantes (22 milhões).


Xangai
Xangai

9. Você sabia que a China é o lar das melhores universidades do mundo? Segundo o World University Ranking, o país possui 6 instituições de ensino nas 100 primeiras posições do ranking de 2021. As universidades mais bem posicionadas foram a de Tsinghua e de Pequim!

10. Falado por cerca de 1.120 milhões de pessoas, o Mandarim é o segundo idioma mais falado no mundo e perde apenas para o Inglês!

11. Com 2.185 milhões de militares, a China tem o maior exército do mundo, ultrapassando respectivamente os seguintes países: Índia, Estados Unidos, Coreia do Norte e Rússia.

12. A religião tradicional chinesa, ao lado do confucionismo, taoísmo e budismo, são as religiões dominantes no país.

13. No país, cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês. O Ano do Boi começou no dia 12 de fevereiro de 2021.

14. Ao lado da Itália, a China possui o maior número de patrimônios reconhecidos pela UNESCO.


Cidade Proibida
Cidade Proibida

15. A Cidade Proibida, localizada em Pequim, é o maior palácio imperial do mundo, possuindo em torno de 8.700 quartos.

16. A Grande Muralha da China é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. ao lado do Cristo Redentor, Taj Mahal, Machu Picchu, Chichén Itzá, Coliseu e Ruínas de Petra.

17. A construção da Grande Muralha abrangeu várias dinastias. Por isso, ela levou mais de 2.000 anos para ser construída (entre 770 a.C. e 1633 d.C.)!

18. Um dos ingredientes da argamassa da Muralha é o arroz glutinoso.

19. As esculturas do Exército de Terracota foram construídas e enterradas no mausoléu do imperador Qin Shihuang para protegê-lo em sua vida após a morte.

20. Em torno de 700 mil trabalhadores e artesãos construíram o Exército do imperador Qin.


Exército de Terracota
Exército de Terracota

21. Você já visitou uma floresta de pedras? A Floresta de Pedras Shilin, localizada na província Iunã, é um conjunto de altas rochas similares a estalagmites que criam a ilusão de uma floresta feita de calcário.

22. O Museu Nacional da China é o segundo museu mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Louvre.

23. A Praia Vermelha, localizada na província Liaoningue, é o maior pantanal do mundo.

Esse ponto turístico se destaca por suas passarelas de madeira em meio às ervas daninhas vermelhas.



24. Você topa subir 999 degraus? Existe um enorme buraco na Montanha Tianmen, conhecido como o “Portal do Paraíso”. Os turistas precisam subir 999 degraus (4.100 metros de altura) para chegar ao pico!

25. Existe uma réplica do The Central Perk, a cafeteria do seriado Friends, em Pequim.

26. Em Changsha, a capital da província de Hunan, existe a maior estátua de Mao Tsé-Tung do mundo!

27. Em Manzhouli, uma cidade localizada na fronteira com a Rússia, existe a Praça Matryoshka, um lugar repleto de bonecas russas gigantes! Inclusive, a maior matryoshka é um hotel aberto para turistas!


Mao Tsé-Tung
Mao Tsé-Tung. Fonte: Atlas Obscura.

28. O Ano Novo Chinês ocorre entre janeiro e fevereiro e as celebrações duram até 16 dias.

29. Já ouviu falar no ​​Dia da Limpeza dos Túmulos? No Festival Qingming, celebrado no início de abril, famílias chinesas visitam seus ancestrais para orar, fazer oferendas e limpar seus túmulos!

30. No Festival Qingming, os chineses costumam comer um bolinho de massa verde chamado de Qīngtuán, feito com arroz glutinoso e recheado com feijão doce.



31. O Festival da Lua, também conhecido como Festival de Meio do Outono, é a 2ª celebração mais importante para os chineses depois do Ano Novo. Comemorado há 3.000 anos, os imperadores da China adoravam a lua cheia em busca de colheitas abundantes.

32. O Festival da Lua também é chamado de Festival da Lanterna porque muitos chineses carregam lanternas para simbolizar a iluminação do caminho para a prosperidade!

33. Também é comum comer “bolo da lua” no Festival da Lua! Esse bolinho lunar é recheado com feijão-doce, gemas, semente de lótus ou carne.


bolo da lua
Bolo da lua

34. A China é o berço de 4 grandes invenções: a bússola, a pólvora, o papel e a impressão em xilogravura.

35. Você sabia que o sushi começou na China? Antigamente, os chineses embrulhavam o peixe em arroz cozido para conservá-lo.

36. Na China, arrotar durante uma refeição é visto como um sinal de gratidão e uma forma de elogiar quem preparou a comida.

37. Os chineses também têm o costume de tomar água muito quente, já que eles acreditam que ela pode curar e prevenir doenças.

38. O sorvete é uma invenção chinesa! Antigamente, essa sobremesa era preparada com leite misturado com arroz e neve.

39. Os biscoitos da sorte não vieram da China, mas sim da cidade de São Francisco, na Califórnia.


hashi

40. Originalmente, os pauzinhos (hashi) da culinária chinesa eram usados para cozinhar, não como talheres.

41. Os hashi nunca devem ser deixados na vertical em uma tigela! Para os chineses, isso lembra um rito fúnebre no qual oferendas são feitas aos familiares falecidos.

42. Na China, a noiva usa um vestido vermelho, uma cor que simboliza prosperidade e sorte para seus habitantes.

43. Já a cor branca traz azar porque ela é usada em funerais.

44. Na China, o número 4 traz azar, já que sua pronúncia soa como “morte” em chinês.

45. Já o número 8 traz sorte porque soa como a palavra "riqueza" em chinês. Por isso, a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Pequim foi no dia 08/08/08!

46. O panda-gigante é o animal nacional da China.


panda-gigante

Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page