Técnicas de memorização para acelerar sua aprendizagem de idiomas

O processamento da memória possui 3 estágios: codificação, armazenamento e recuperação.

A codificação se inicia quando o cérebro percebe um evento ou informação, ganhando consciência dos detalhes sensoriais associados a esse momento. O seu armazenamento ocorre em diferentes áreas do cérebro e pode ser de curto prazo ou de longo prazo.


A memória de trabalho, ou curto prazo, serve para armazenar informações que são necessárias apenas temporariamente, como um número de telefone ou a placa de um carro. Já a memória de longo prazo pode permanecer com você por dias ou até anos!

A recuperação ocorre quando seu cérebro revisita as vias nervosas associadas a uma memória, ou seja, quanto mais você revisita uma memória, mais ela se fortalece em sua mente. Por isso, muitos estudantes usam flash cards para se preparar para uma prova!


Palácio das Memórias

Essa técnica, criada por oradores da Roma e Grécia Antiga, consiste na associação entre um lugar familiar (sua casa, por exemplo) e uma série de itens. A medida que você caminha por cada canto de seu “palácio”, é preciso criar uma associação mental, conhecida como “loci”.

Se você precisa se lembrar de comprar todos os ingredientes da receita de um bolo, por exemplo, é só associar cada item a um canto da sua casa: uma chuva de leite batendo contra a janela de sua sala, seu tapete coberto de farinha e uma galinha sentada em seu sofá. E não tenha medo de ser criativo! Segundo Alex Mullen, o Campeão Mundial de Memorização, criar imagens mentais surreais é a melhor forma de memorizar algo.


Memorização Mnemônica

A mnemônica é uma técnica que facilita a memorização de uma informação por meio da associação com acrônimos, palavras-chave e canções.

Para memorizar todos os planetas de nosso sistema solar, por exemplo, os alunos estadunidenses aprendem a seguinte frase: “My Very Educated Mother Just Served Us Nine Pizzas”. A inicial de cada palavra representa um planeta: Mercury, Venus, Earth, Mars, Jupiter, Saturn, Uranus, Neptune e Pluto.

Outra técnica usada nas escolas norte-americanas é o uso de canções para armazenar uma grande quantidade de novas informações. Assim como anúncios publicitários usam jingles que permanecem na mente do consumidor por muitos anos, os americanos aprendem os 50 estados de seu país por meio da música “Fifty Nifty United States”.

O uso de palavras-chave também ajuda o aluno a criar conexões mentais que contribuem para o seu aprendizado de um novo idioma. Se você deseja se lembrar como se fala “lobo” em Inglês (wolf), é preciso associar esse termo com uma palavra-chave de som similar (golf), que pode ser reforçada pela imagem mental de um lobo no meio de um campo de golf.

Flash Cards


Como a repetição contribui para fortalecer a memória, o uso de flash cards é uma ótima técnica para você se preparar para uma prova, concurso ou aprender um novo idioma. Quanto mais você treina o seu conhecimento sobre um assunto, mais confiante você se tornará. Tecnologias como Quizlet e GoConqr também contribuem para integrar essa técnica ao seu dia a dia.

Gamificação

Você conhece a expressão “aprendizado passivo”? Essa forma de aprendizado ocorre quando o aluno armazena uma informação de forma não-interativa e entediante, como por meio de livros escolares. Essa técnica não é efetiva porque não engaja nossa área do cérebro que soluciona problemas.


Para ampliar a sua fluência em uma língua estrangeira, é necessário encontrar formas ativas de aprender o novo idioma, como: jogos online e aplicativos similares ao Busuu e Duolingo.

Entretenimento

Segundo a neurologista Judy Willis, aprender um idioma por meio de séries, filmes, música e livros contribui para o armazenamento de novas informações, já que atividades divertidas aumentam a dopamina, a endorfina e o oxigênio no cérebro. Pensando nisso, o Yspanus Languages criou diversos posts para você aprender cada um de nossos 9 idiomas de forma descontraída!


Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!

zoom-logo.png

Contato

Rua Otávio Carneiro, n° 100, 6° andar - Icaraí 24230-191 - Niterói/RJ 

(Ao lado da loja Leader, com entrada pela Tavares de Macedo)

 

CNPJ: 39242458/0001 - 92

secretaria@yspanus.com.br

rhyspanus@yspanus.com.br

financeiro@yspanus.com.br

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues