6 estudos científicos que revelam os benefícios de aprender um novo idioma

No passado, o YSPANUS Languages já mostrou como o aprendizado de um novo idioma pode aumentar determinadas partes de seu cérebro e contribuir na prevenção de doenças cognitivas. Mas você sabia que estudar uma nova língua estrangeira apresenta ainda mais benefícios? Confira abaixo os 6 estudos científicos que revelam o poder de ser poliglota!


1. Contribui para a memória de seu filho


Um estudo feito pela Universidade de Granada em parceria com a Universidade de York, localizada em Toronto, concluiu que crianças bilíngues possuem uma “memória de trabalho” superior. Esse componente cognitivo, relacionado ao armazenamento de informações a curto prazo, é essencial para o desenvolvimento de habilidades como compreensão de texto e cálculos mentais.


2. Uma maior habilidade de fazer melhores escolhas financeiras


Psicólogos da Universidade de Chicago descobriram que pessoas bilíngues priorizam o processo analítico ao emocional na hora de fazer escolhas financeiras.


Esse experimento, feito com universitários bilíngues, testou a capacidade dos estudantes de aceitar uma proposta financeira de ganho a longo prazo. A pesquisa concluiu que, quando a proposta era feita em Espanhol, os estudantes concordavam com maior frequência.


3. Melhora o seu poder de concentração


O estudo, feito pela Universidade de Northwestern, concluiu que uma pessoa bilíngue possui um poder de concentração mais alto, visto que seu cérebro é constantemente exercitado para priorizar um idioma e suprimir o outro.


Esse exercício mental é conhecido como “controle inibitório” e ajuda a entender como o aprendizado de um novo idioma contribui para a prevenção do Alzheimer e demência senil. Segundo Viorica Marian, responsável pela liderança da pesquisa, os benefícios podem ser notados com apenas 1 semestre de estudos.


4. Seu filho se torna uma “pessoa multitarefa”


Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano concluiu que crianças bilíngues possuem uma maior capacidade de revezar tarefas. O experimento, feito com crianças monolíngues e bilíngues, testou sua capacidade de identificar animais ou cores.


Os pesquisadores notaram que crianças bilíngues apresentaram um tempo de resposta mais curto quando o tema do exercício era alternado; algo que envolve sua memória de trabalho, seu controle inibitório e sua capacidade de realizar mais de uma tarefa.


5. Aprimora suas habilidades cognitivas


Um estudo feito pela Universidade de Edimburgo concluiu que o aprendizado de um novo idioma melhora sua habilidade cognitiva, principalmente sua compreensão textual e inteligência geral. O Doutor Thomas Bak também confirma que esse benefício não é limitado à infância, uma vez que estudantes adultos de um segundo idioma também apresentam benefícios cognitivos.


6. Uma maior sensibilidade perceptual


Um estudo feito pela Universidade da Colúmbia Britânica concluiu que crianças que cresceram em uma família que falava Espanhol e Catalão tinham a habilidade de discernir quando alguém começava a falar em um outro idioma como Inglês e Francês. Isso comprova que à exposição a mais de uma língua estrangeira contribui para o desenvolvimento de uma maior vigilância perceptual.


Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!

zoom-logo.png

Contato

Rua Otávio Carneiro, n° 100, 6° andar - Icaraí 24230-191 - Niterói/RJ 

(Ao lado da loja Leader, com entrada pela Tavares de Macedo)

 

CNPJ: 39242458/0001 - 92

secretaria@yspanus.com.br

rhyspanus@yspanus.com.br

financeiro@yspanus.com.br

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues