top of page

Vantagens de Trabalhar na Alemanha


Localizada no centro da Europa Ocidental, a Alemanha é considerada um dos países mais bem sucedidos e uma potência mundial, líder em engenharias, química, física, entre outras ciências, é vista como um país de muitas oportunidades.

Seguro para desempregados, leis de ajuda social, muitas vagas em um mercado de trabalho diversificado, tanto os bem qualificados quanto aqueles que não possuem diplomas superiores ou cursos profissionalizantes, têm uma chance de conseguir emprego e viver de forma digna nas terras germânicas.

Para trabalhar ou estudar na Alemanha, os requisitos a serem preenchidos dependem principalmente da cidadania do cidadão que pretende se aventurar por lá, ou seja, se é um cidadão oriundo de um país que pertence à União Europeia, à Zona Econômica Europeia, um cidadão da Suíça ou que venha de um Estado que não esteja integrado nesses grupos.

1. Entrada no mercado de trabalho

Você pode trabalhar sem a necessidade de vistos, permissões, taxas ou limites estipulados, procurar emprego e se inscrever na Agência de Trabalho Federal, se possuir a cidadania de:

  • Um país pertencente à União Europeia;

  • Um país pertencente à Zona Econômica Europeia;

  • da Suíça

Cidadãos oriundos de países que não se encaixam em algum desses requisitos, como o Brasil, precisam de um visto de trabalho, e as formas de conseguir esse visto podem variar, mas são possíveis. Esse visto pode ser requerido no próprio consulado alemão no Brasil.

Após conseguir o visto do consulado, a Agência Federal do Trabalho, agência alemã que regula a situação de trabalho por lá, deve dar o seu parecer, podendo concordar com a emissão do visto de trabalho, ou discordar dela. Para que você possa trabalhar de fato por lá, precisa da permissão da Agência Federal do Trabalho, e para isso, deve preencher os seguintes requisitos:

  • A sua ocupação deve ser permitida pela lei alemã;

  • Você deve comprovar ter uma oferta de trabalho concreta de um empregador alemão;

  • As condições do seu trabalho e salário devem corresponder às condições de trabalho e salariais de alemães que trabalham na mesma área que você;

  • Não pode haver nenhum cidadão do mercado de trabalho alemão que possua as mesmas qualificações que você disponível para a contratação;

Há exceções e casos onde há a concessão do visto apesar do parecer negativo da Agência Federal do Trabalho. Isso pode variar, portanto, para mais informações entre em contato com o Consulado Alemão no Brasil e peça para o seu caso ser avaliado individualmente.

2. Reconhecimento de diplomas

O reconhecimento ou avaliação de diplomas secundários, nível médio, cursos profissionalizantes ou cursos superiores é realizada de formas distintas, dependendo do tipo de diploma que se trata.

Aqui você encontra todas as informações quanto ao reconhecimento de diplomas estrangeiros na Alemanha (há a possibilidade de ler em inglês, escolha o idioma no canto superior direito do site): https://anerkennung-in-deutschland.de/html/de/index.php

Para o reconhecimento de qualquer tipo de diploma, você precisa traduzir os seus documentos, sejam eles históricos escolares, diplomas ou certificados. As traduções devem ser feitas por tradutores juramentados que se encontram na Alemanha.

Traduções juramentadas para a língua alemã, realizadas fora da Alemanha não são reconhecidas pelos órgãos alemães!

3. Avaliação de certificados

Através da avaliação dos seus diplomas e/ou certificados, você pode, de forma gratuita, saber como o seu certificado seria reconhecido na Alemanha e quais utilidades poderiam ser empregadas à ele.

Ou seja, você pode verificar se o seu diploma permite que você entre em uma universidade alemã de forma direta, ou se te habilita a fazer uma prova para ingressar; pode verificar se o teu diploma te permite trabalhar na área que você deseja por lá, ou se precisaria cursar algo extra para poder fazer isso, etc.

A avaliação de certificados mostra ao estrangeiro qual diploma alemão seria equivalente ao diploma que ele possui, facilitando no final das contas, o trabalho do imigrante. Você sabia que o YSPANUS Languages também oferece cursos online? Aqui você poderá frequentar aulas online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Russo e Árabe!

0 comentário
bottom of page