top of page

Quais os diferenciais do ensino universitário alemão?


A Alemanha é um dos países mais atraentes para se estudar no exterior. Por muitas décadas, este país tomou a dianteira de grandes conquistas no âmbito das artes e da ciência, conservando até os dias de hoje uma longa tradição acadêmica de sucesso.

Além disso, desde 2014 uma lei nacional aboliu a cobrança de taxas para todos os estudantes, nacionais e estrangeiros, dando a qualquer um a oportunidade de concluir seus estudos levando na bagagem um diploma de graduação muito valorizado pelo mundo afora.

Não é de se espantar que estudantes do mundo inteiro tenham optado em estudar na Alemanha, mas não é apenas a gratuidade dos estudos que atrai tantos estudantes para esse país.

Vejamos alguns outros motivos:

1. Você tem um grande leque de oportunidades de estudos, especialmente nas áreas científica e tecnológica.

Existem quase 400 instituições de ensino superior, das quais fazem parte umas 120 universidades (ou instituições equivalentes), 189 escolas superiores técnicas, e mais de 50 escolas superiores de arte, com milhares de programas de graduação. Elas também oferecem uma vasta gama de programas para outros níveis, como o mestrado e o doutorado, por exemplo.

2. As universidades públicas não cobram taxas.

Muitas universidades alemãs recebem um financiamento alto do Estado. Os cursos de graduação são, em geral, gratuitos, no entanto alguns programas de mestrado cobram taxas que não são tão elevadas como aquelas cobradas em outros países.

3. Você pode usufruir de muitos programas de bolsas de estudo.

Um estudante estrangeiro com um bom histórico escolar tem boas chances de conseguir uma bolsa para financiar seus estudos na Alemanha. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma das maiores organizações que concedem bolsas de estudo a estudantes estrangeiros no mundo inteiro. Além do DAAD, existem várias outras instituições e fundações, estatais ou não, que têm programas específicos para concessão de bolsas para estudantes estrangeiros.

4. O custo de vida na Alemanha é acessível.

Comparado com outros países europeus, o custo de vida na Alemanha é razoável. O que se gasta com alimentação, aluguel, roupas e atividades culturais, está dentro da média de outros países da Europa. Além disso, os estudantes têm preços reduzidos no aluguel de quartos em alojamentos da universidade (com custos de água, luz, gás e aquecimento incluídos), nas tarifas de transporte dentro da cidade onde estudam, nas refeições oferecidas nos refeitórios das universidades, além de descontos em cinemas, teatros, óperas, banhos públicos, e outros. Para usufruir desses descontos, basta que apresentem sua carteira de estudante.

5. Você vai viver num país seguro.

Na Alemanha, as cidades oferecem muita segurança. A polícia está preparada para ajudar em diversas situações. Você pode se movimentar durante o dia ou à noite, sem grandes preocupações com a criminalidade, que é muito baixa. Nas grandes cidades, é natural que se aconselhe a evitar algumas regiões desertas, mas nada que seja comparável com qualquer outra grande cidade no mundo, onde os índices de violência são bem mais altos.

6. Você vai viver num país rico em diversidades.

Praias e montanhas, florestas, cidades com arquitetura medieval, metrópoles com vida noturna agitada, assim como muitas áreas cobertas de verde. A Alemanha é um país de paisagens diversas. Enquanto o norte do país é plano, o sul é cortado por montanhas, estendendo-se até a região pré-alpina no estado da Baviera. Como não poderia deixar de ser, as tradições regionais são ricas e diversas, marcando as regiões por toda a extensão do território alemão.

7. Você vai morar num país de localização central.

A Alemanha está geograficamente localizada no coração da Europa, servindo como um ótimo ponto de partida para visitar outros países. Dinamarca, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, França, Áustria, República Tcheca e Polônia são países que fazem fronteira com a Alemanha, cuja rede ferroviária e trens de alta velocidade permitem ao viajante chegar rapidamente a esses destinos.

8. Você aprende um idioma que abre muitas portas.

O alemão é um dos idiomas mais falados no mundo. Atualmente, são cerca de 289 milhões de pessoas que têm o alemão como língua materna. Além de ser falado na Alemanha, o alemão também é falado na Áustria, na Suíça, em Luxemburgo, em parte da Bélgica e da França, no norte da Itália, e em comunidades alemãs espalhadas por todo o leste europeu (Polônia, República Tcheca, Hungria, Rússia, Ucrânia, Romênia, Moldávia, etc.)

9. A Alemanha é o país dos negócios.

Quem estiver procurando um país estrangeiro onde para estudar comércio internacional em boas instituições de ensino, não pode deixar de levar em consideração o seguinte fato: a Alemanha é a maior economia da Europa e o terceiro maior exportador do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

A economia alemã está muito bem integrada ao comércio mundial, com multinacionais como a Daimler-Chrysler, Siemens, Bayer, Bosch e BMW. Berlim, a capital do país - que outrora gozou a fama de "sexy e pobre" - de repente se tornou um importante centro para empresas "startup" de internet, tendo sido até caracterizada por revistas europeias como o "Vale do Silicone da Europa".

Naturalmente, instituições de ensino superior e de formação técnica têm acompanhado esse crescimento, oferecendo cada vez mais cursos compatíveis com as novas tendências do mundo do comércio e dos negócios, oferecendo conhecimentos da língua e cultura alemãs que são de extrema relevância para as relações comerciais da Alemanha com outros países. Isto tem um valor inestimável para aqueles que pretendem seguir carreira no mundo dos negócios.

Por fim, é importante destacar alguns dados estatísticos sobre estudantes estrangeiros na Alemanha: A Alemanha é um dos países do mundo mais procurados por estudantes estrangeiros para iniciar ou dar continuidade aos seus estudos, fato esse que tem diversas razões.

Desde a vontade de adquirir um conhecimento de qualidade e melhorar sua fluência em alemão, até a expectativa de que terão ótimas oportunidades de emprego em seus respectivos países após a conclusão de seus estudos. A qualidade do ensino, a segurança, o alto padrão de vida, a gratuidade ou as taxas baixas de estudo, além da grande atração da cultura local, fizeram da Alemanha um país destino apreciado para frequentar uma universidade.

No momento, ela ocupa a quarta posição, seguida dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e Austrália. Jovens estudantes vindos de países em desenvolvimento, de países do Leste Europeu, e de países em transição econômica, apresentam um interesse especial pela Alemanha, e provavelmente recomendarão suas universidades a amigos depois de eles mesmos terem tido experiências incríveis no país. Você sabia que o YSPANUS Languages também oferece cursos online? Aqui você poderá frequentar aulas online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Russo e Árabe!

0 comentário
bottom of page