top of page

A origem da Black Friday nos Estados Unidos

Você sabia que o termo “Black Friday” surgiu graças a um dos esportes mais adorados pelos americanos? Na década de 50, a polícia da Filadélfia usava essa expressão para descrever o pandemônio da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, um feriado celebrado na 4ª quinta-feira de Novembro nos Estados Unidos.


O caos do dia surgiu por conta do tradicional jogo de futebol universitário, que ocorre no sábado entre os times Army Black Knights e Navy Midshipmen, o qual ocorre até hoje. Devido à popularidade do jogo, os policiais da região precisavam trabalhar duro para controlar a multidão e o engarrafamento que têm início na sexta-feira. Já os vendedores locais aproveitavam essa oportunidade para vender seu produtos.


Na década de 60, os varejistas da Filadélfia tentaram reinventar o termo, alterando-o para Big Friday (Grande Sexta-feira, em português) para se livrar das conotações negativas. A expressão, entretanto, não se alastrou entre a população local.


Apesar da popularidade do termo “Black Friday” na Filadélfia, a expressão só foi adotada pelo resto do país na década de 80, quando os varejistas decidiram reinventar o conceito de sua criação, não seu nome.


Agora esse período de Novembro passou a representar a saída do vermelho, relacionado a dívidas financeiras, para o preto da Black Friday. A história aderiu e suas origens reais entraram no esquecimento. Com o crescimento da Black Friday no país, o período promocional aumentou para 4 dias, terminando na segunda-feira com os descontos online da Cyber Monday.


Black Friday no Brasil


O mercado brasileiro, vendo o potencial de vendas da Black Friday no exterior devido à alta redução de preços, decidiu adotar esse evento a partir de 2010, entretanto, ele foi voltado exclusivamente para as lojas virtuais. Assim como nos Estados Unidos, o público brasileiro adotou essa maratona de compras, que foi estendida para vários dias e passou a acontecer tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais.


Atualmente, a Black Friday está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, se tornando a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, perdendo apenas para o Natal. Assim como o Brasil, muitos países da América Latina, principalmente o México e a Argentina, também adotaram os costumes estadunidenses. Apesar disso, muitos países ainda possuem suas próprias datas promocionais, como o El Buen Fin no México e o Single’s Day na China.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page