top of page

A influência da cultura italiana no Brasil

Você sabia que por volta de 25 milhões de brasileiros são descendentes de italianos? A influência italiana no Brasil é fruto da grande onda de imigração iniciada no final do século XIX. Como o Brasil foi o 6º país que mais acolheu imigrantes italianos durante 1870 e 1970, a cultura da Itália influenciou nossa gastronomia, arquitetura e até celebrações.


Segundo uma pesquisa sobre os hábitos alimentares no país, 41% dos entrevistados favoreceram restaurantes italianos, que ganharam da culinária oriental (32%), portuguesa (7%) e árabe (6%).


Inclusive, o Brasil chegou a alterar alguns pratos da gastronomia italiana. O espaguete à bolonhesa, por exemplo, é uma receita muito popular entre os brasileiros, mas, na Itália, esse prato é muito diferente! Em primeiro lugar, ele é servido com tagliatelle e o molho original, chamado de ragu, leva cenoura, vinho e até bacon!



A influência italiana no Brasil também inspirou diversos pratos típicos de nosso país, como a fogazza, o bife à parmegiana e o frango com polenta, uma comida muito popular em Curitiba. O rodízio de pizza, inclusive, foi uma invenção paulistana da década de 70!



A cultura italiana não influenciou somente nossa culinária, mas a arquitetura brasileira. Em Antônio Prado, a “cidade mais italiana do Brasil”, localizada no Rio Grande do Sul, você verá o impacto da imigração italiana nos prédios da cidade. As casas de Antônio Prado se destacam por suas fachadas coloridas, janelas estreitas, estrutura simétrica e por seu contraste com a madeira!


Os italianos também iniciaram muitas celebrações brasileiras, como a Festa de Nossa Senhora Achiropita, em São Paulo. Iniciada no início do século XX, essa celebração em homenagem à Maria se tornou uma das festividades religiosas mais populares no Brasil.


No dia 15 de Agosto, no bairro Bela Vista, mais de 200 mil visitantes participam de missas e procissões de rua, além de se alimentar em barracas de comidas típicas.


Você tem interesse em aprender mais sobre a cultura italiana? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Italiano, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page