top of page

Cultura alemã: conheça 10 costumes e hábitos dos alemães

Você está estudando alemão e gostaria de aprender um pouco sobre a cultura da Alemanha? Então confira nossa lista com 10 costumes e hábitos dos alemães!


bandeira alemanha

1. Kaffee und Kuchen


Você sabia que a cultura alemã possui algo similar ao chá da tarde inglês? Entre 15h e 16h, os alemães costumam fazer uma pausa para comer bolo e tomar café! Durante a semana, entretanto, o “Kaffee und Kuchen” precisa ser mais curto por conta do trabalho.


Alguns bolos típicos da Alemanha são o Schwarzwälder Kirschtorte (Bolo Floresta Negra), Bienenstich e Marmorkuchen (Bolo-mármore).


2. Lüften


O hábito de arejar a casa é muito comum na cultura alemã, que acredita que a ventilação de um ambiente é uma medida essencial para uma boa higiene respiratória.


3. Gostam de seguir regras


Outra curiosidade da cultura alemã é que eles costumam chamar atenção daqueles que não seguem as regras do país. Por isso, se você viajar para a Alemanha, nunca atravesse fora da faixa de pedestres!


4. Não gostam de imprevistos


Ao contrário dos brasileiros, que combinam de sair com os amigos de última hora, os alemães gostam de planejar qualquer atividade com antecedência.


5. Nunca deseje parabéns antes da hora


O povo alemão também não gosta quando você deseja feliz aniversário antes da data. Por quê? Para eles, isso traz azar porque significa que a pessoa pode morrer antes de seu aniversário. Inclusive, eles só desejam feliz ano-novo depois da meia-noite!


6. Perguntas estranhas


Na Alemanha, é comum perguntar o tamanho exato do seu apartamento ou quantos habitantes existem em sua cidade ou país de origem. O Brasil, por exemplo, possui 211.8 milhões de habitantes!


7. Limpeza da rua


No país, é comum revezar a limpeza da calçada de um prédio com seus moradores. Normalmente, uma plaquinha escrita “Kehrwoche” (semana de varredura, em alemão) é deixada em sua porta como lembrança da sua obrigação.


8. Não gostam de enrolação na fila do caixa


Ao contrário dos brasileiros, os alemães esperam que você não perca muito tempo conversando com a moça do caixa ou guardando suas compras.


9. São diretos


Os alemães também são bem diretos, principalmente quando você fala muito alto ou passa perfume demais.


10. Eles não gostam de cartões de crédito


Na Alemanha, é muito comum encontrar lojas que só aceitam pagamento em dinheiro. A razão? O povo alemão possui muita cautela financeira e possuem aversão a dívidas!


Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



0 comentário
bottom of page