top of page

Active Recall: conheça a técnica de estudos que facilitará seu aprendizado


active recall técnica de estudos

Você já releu o resumo de uma matéria várias vezes e na hora da prova deu branco? Então, você precisa aplicar o método active recall (lembrança ativa) em seus estudos!


Essa técnica é um contraponto ao estudo passivo, que não desafia sua memória a recordar o que você acabou de aprender. Segundo o active recall, reler o conteúdo de seu caderno ou livro não passa de uma ilusão de aprendizado, já que você apenas repete o conteúdo que está diante de seus olhos.


Um estudo publicado pela American Association for the Advancement of Science (AAAS) dividiu estudantes nos seguintes grupos:


  • Alunos que leram o material apenas 1 vez

  • Alunos que leram o material 4 vezes

  • Alunos que leram o material 1 vez e depois elaboraram um mapa mental

  • Alunos que leram o material e usaram o active recall


Os estudantes que fizeram active recall superaram até mesmo os alunos que leram o material 4 vezes! Inclusive, os participantes previram que o estudo repetido produziria a melhor retenção a longo prazo e que a recordação ativa proporcionaria o pior resultado. O estudo comprova que, na verdade, o oposto ocorreu:



Como aplicar a recordação ativa em seus estudos?


Passo 1: Após estudar a matéria da prova, elabore perguntas que testem seu conhecimento.

Passo 2: Feche o seu livro e comece a responder suas próprias perguntas! O objetivo é encontrar lacunas em seu conhecimento.

Passo 3: Volte ao seu livro ou resumo se você teve dificuldade de responder uma pergunta.

Passo 4: Com o livro fechado, pule as questões que você já respondeu e dê atenção às perguntas que você não conseguiu responder no passo 2.


Vale lembrar que essas respostas podem ser elaboradas tanto por escrito como em voz alta. A intenção é desafiar sua mente a lembrar algo por conta própria.


Conheça mais técnicas de estudos e de gerenciamento de tempo:



Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page