top of page

Shadowing: o método de estudos que vai melhorar sua pronúncia

Você já ouviu falar de shadowing? Esse método de aprendizado de idiomas se popularizou na comunidade poliglota graças a um vídeo publicado em 2009 pelo linguista norte-americano Alexander Argüelles.


No vídeo, Argüelles caminha com um livro na mão enquanto escuta sua versão em áudio e a repete em voz alta na mesma hora. Segundo esse linguista, que já estudou mais de 60 línguas estrangeiras, o shadowing consiste em escolher um áudio e repeti-lo quase ao mesmo tempo em que você o escuta, de modo a falar em cima do narrador.


Argüelles recomenda escolher uma transcrição e áudio acima do seu nível atual de proficiência, de preferência um áudio sem interrupções, que são muito comuns nos materiais destinados a alunos iniciantes. O ideal é escolher uma narrativa ou conversa constante, sem lacunas.


Também é importante destacar que você deve falar sobre o áudio, em vez de repetir depois dele. Ou seja, o shadowing foca na imitação, não na compreensão do texto. Esse método treina seus ouvidos, de modo a reduzir seu sotaque e desenvolver sua entonação e ritmo em um novo idioma.


O Shadowing realmente funciona?


Embora o shadowing treine os músculos de sua boca a se movimentarem da maneira correta, esse método deve ser implementado com outras técnicas de estudos. O aluno ainda precisa desenvolver sua habilidade de se expressar de maneira espontânea em uma língua estrangeira, algo que o shadowing não trabalha.


Onde eu encontro materiais para praticar Shadowing?


Aplicativos como Duolingo e Beelinguapp oferecem histórias narradas em vários idiomas, perfeitas para você praticar sua pronúncia em voz alta. Além disso, o Spotify possui uma grande biblioteca de audiolivros em alemão:



Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page