top of page

12 curiosidades sobre a Alemanha

O YSPANUS Languages criou uma lista com 12 curiosidades sobre a Alemanha para os alunos que desejam aprender mais sobre a cultura alemã!


1. Vizinhos


A Alemanha faz fronteira com 9 países: Dinamarca, Polônia, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.


mapa alemanha vizinhos
Fonte: Yspanus Languages

2. Bundesländer


O país é composto por 16 estados federados: Baden-Württemberg, Baixa Saxônia, Baviera, Berlim, Brandemburgo, Bremen, Hamburgo, Hesse, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Renânia do Norte-Vestfália, Renânia-Palatinado, Sarre, Saxônia, Saxônia-Anhalt, Schleswig-Holstein e Turíngia.


3. Fanta


Você sabia que o refrigerante Fanta foi desenvolvido no auge do Terceiro Reich? Como o embargo comercial norte-americano afetou a disponibilidade de ingredientes no país, a Coca-Cola precisou elaborar uma nova formulação para garantir a continuidade da marca na Alemanha.


4. Spaghettieis


Você conhece o Spaghettieis? Essa sobremesa alemã, inventada na cidade de Mannheim, é feita com sorvete e decorada para imitar um prato de espaguete! O “macarrão” é feito com sorvete de creme prensado em um espremedor de batata, já o “molho de tomate” é preparado com uma calda de morango. O prato é finalizado com raspas de chocolate branco que lembram queijo parmesão ralado!



5. Tatort


Você sabia que os alemães são viciados em dramas criminais? O programa mais popular do país se chama Tatort (cena do crime, em alemão) e está no ar há 50 anos! Esse programa é uma ótima opção para quem deseja aprender dialetos regionais em Alemão. Cada temporada é protagonizada por um par de detetives de diferentes regiões como Colônia, Frankfurt, Dresden e Hamburgo.


6. É proibido atravessar fora da faixa


Quantas vezes você já atravessou a rua quando o sinal ainda estava aberto? Bom, isso não é permitido na Alemanha e pode resultar em uma multa de 5 a 10 euros!


7. Lei do Silêncio


O país também proíbe que você faça qualquer barulho durante o domingo. A lista de proibições incluem tocar música alta, usar uma furadeira e até reciclar vidro. E não para por aí! Essa “lei do silêncio” também é imposta durante feriados públicos.


8. É proibido lavar o seu próprio carro


Algumas regras também são estabelecidas com o intuito de preservar o meio ambiente. Na Alemanha, você não pode lavar o seu próprio carro. O motivo? A água cheia de produtos químicos e gordura pode poluir rios e lagos. Por isso, você precisa levar seu veículo até um lava-jato, que segue regras rígidas para o despejo da água.


9. Pfand


A reciclagem também é muito importante no país! Na Alemanha, existe um sistema de retorno de garrafas. Você precisa pagar um depósito (Pfand) ao comprar uma cerveja, água ou refrigerante e, após seu consumo, é necessário retornar sua garrafa ou latinha para receber seu depósito de volta. Mas atenção, nem todas as garrafas fazem parte desse sistema! A maioria das garrafas de vinho, por exemplo, não possuem um depósito.


10. Pirataria


Na Alemanha, o download de músicas, filmes e séries no BitTorrent pode gerar multas altas por conta da violação dos direitos autorais.


11. Passaporte e imposto para animais de estimação


Na Alemanha, os pets precisam de um documento com dados do dono, do histórico de vacinação e do microchip de identificação. Além disso, você deve pagar um imposto para ter um animal de estimação no país!


12. Kirchensteuer


No país, aqueles que declaram afiliação religiosa devem pagar um imposto para a Igreja, que pode chegar até a 9% de sua renda.


Ainda não é fluente em Alemão? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Alemão, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page