top of page

O uso da tradução no aprendizado de um idioma

Durante o aprendizado de um novo idioma, o aluno iniciante costuma usar a tradução para compreender seu professor e interagir com seus colegas de turma. Apesar desse comportamento ser um estágio natural no ensino de uma língua estrangeira, usar constantemente essa técnica didática pode prejudicar a desenvoltura oral do aluno; algo que resulta no “branco” durante conversas com um falante nativo.

Por isso, é necessário encontrar um curso que desenvolva as 4 habilidades linguísticas (fala, leitura, escrita e audição) essenciais para alcançar a fluência em um segundo idioma. Diminuir gradativamente o uso da tradução em sala de aula e prevalecer o ensino por meio do uso exclusivo da língua estrangeira é a melhor forma de desenvolver a autonomia comunicativa do aluno.

Alcançar o estágio de formular frases em um segundo idioma sem o apoio da tradução é um processo que leva tempo e requer muita prática, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Reservar um horário do dia para pensar exclusivamente usando a língua estrangeira é um hábito que pode contribuir para você entender o idioma sem precisar da ajuda de sua língua materna.

Apesar da tradução ser um hábito que não deve ser priorizado em estágios mais avançados de aprendizado, essa técnica facilita a comunicação entre o professor e um aluno com pouco conhecimento do idioma. Explicar a estrutura e o significado de uma palavra estrangeira por meio da língua materna também economiza tempo em sala de aula e contribui para pensar comparativamente, de modo a compreender as diferenças e semelhanças entre dois idiomas.

Durante a aula, a tradução pode aparecer de diversas formas. Quando o aluno não sabe falar algo em uma língua estrangeira, é muito comum surgir a pergunta: Como eu falo palavra X em Francês? Nesse caso, o professor também procura estimular a autonomia do aluno, que precisa encontrar novas formas de se comunicar com colegas de turma.


Escutar audiolivros é uma ótima forma de você aprender um novo idioma de forma imersiva, sem a necessidade da traduzir tudo em sua mente. Por conta da pandemia, a Audible lançou uma plataforma para você escutar audiolivros gratuitos.


Na Audible Stories você encontrará audiolivros em Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, Alemão, Português e até Japonês!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page