top of page

Tips para acelerar e consolidar a aprendizagem de Inglês


Quando se fala em proficiência na língua inglesa, as estatísticas de RH em nosso país ainda são muito baixas: de 100% dos currículos que sinalizam fluência nesse idioma, apenas 5% passam em uma entrevista em Inglês.

Em um mercado onde de cada 10 entrevistas de emprego, 8 são em Inglês, dominar Inglês já não é um diferencial, e sim, mandatório para manter a sua empregabilidade e aproveitar as melhores oportunidades do mundo global.

Para você que ainda não conquistou a fluência desejada, seguem tips ou dicas simples que poderá implementar em seu cotidiano para acelerar a sua aprendizagem.

1. Traga a cultura anglosaxônica para a sua rotina diária.

- Escute músicas em Inglês, principalmente com a letra original em mãos, e procure cantá-las para melhorar, também, sua pronúncia.

- Veja séries da Netflix com som original e legenda em Inglês, assista pelo menos 2 vezes. No primeiro momento, não fixe nas palavras desconhecidas e sim mantenha o foco no contexto, na pronúncia das palavras e tente entender o sentido geral dos diálogos. Na segunda vez não coloque legendas, anote as palavras e expressões idiomáticas que desconheça.

- Procure no caminho para o trabalho ou universidade ler noticias em Inglês, existem sites que ofertam notícias graduadas por nível linguístico, você pode começar pelos níveis mais fáceis e ir subindo de nível. (Ex.: News in Levels). E há outros de temas contemporâneos, ler todos os dias é um exercício excelente para a aquisição de vocabulário. (Ex.: BBC; Daily Mail; The Independent; The Hollywood Reporter; The Washington Post; The New York Times).

- Escolha um tema ou assunto de seu interesse ou que você domina bem e se cadastre em um fórum em Inglês. Além de fazer novas amizades e ampliar seus conhecimentos,vai aperfeiçoar o idioma em uma área bem próxima a você.

- Procure ler textos em Inglês em voz alta para acostumar seu aparelho fonético aos novos sons da língua que está estudando e use e abuse de sites de fonética como Forvo, ReadTheory East of the Web, antimoon.

- Mude o idioma de tudo: de seu celular, de seu Facebook, coloque tudo em Inglês

- Converse com um amigo imaginário em Inglês, mesmo que alguém de pegue na conversa e ache que você pode estar sofrer de algum tipo de patologia psiquiátrica, esta prática faz você treinar a fonética, o vocabulário sem o estresse inerente a uma conversação real.

- Cace novidades e aulas no Youtube, ele contém linguagem atual e em veículo atrativo, vídeo, e curto, que vai enriquecer e lhe estimular a continuar avançando. Se quiser algo mais sério e acadêmico pode acessar os Teds Talks.

2. Save Money para uma viagem a turismo ou intercâmbio, ainda que curta, para um país de língua inglesa.

Nada melhor para ganhar fluência em um idioma do que uma imersão em sua cultura, na atualidade há vários programas de intercâmbio e viagens imperdíveis a países falantes do Inglês, acessíveis e para as quais você pode se programar economizando ao longo do ano.

Pesquise países no globo terrestre e programas na Internet e planeje sua viagem, sempre haverá aquele lugar que conjugará o seu sonho com as suas possibilidades financeiras.

E ainda há oportunidades diversas de você participar de programas de trabalho voluntário no exterior em troca de alimentação e moradia, que lhe permitem um mergulho profundo na cultura e uma aprendizagem rápida do Inglês. Veja só algumas dessas oportunidades: Exchange do Bem, International Volunteer HQ, HelpStay.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page