top of page

Quem tem direito à cidadania italiana?

Como o Brasil possui uma forte influência da cultura italiana devido à grande onda de imigração iniciada no final do século XIX, existem muitos brasileiros que desejam morar na Itália. Pensando nisso, o Yspanus Languages elaborou um post sobre quem tem direito à cidadania italiana!



Cidadania italiana por descendência (Jure Sanguinis)


Você sabia que a Itália não estabelece um limite de geração para quem deseja adquirir cidadania italiana por descendência? Por isso, se você possui um avô, bisavô, trisavô ou até tataravô italiano, é possível pedir o reconhecimento de sua cidadania por meio de uma ação judicial; um processo que pode durar até 2 anos!


Cidadania italiana via casamento


Para o casal que reside na Itália, é preciso ter 2 anos de casamento para obter naturalização italiana. Para aqueles que moram no Brasil, entretanto, é necessário ter 3 anos de casado. Vale lembrar que esse tempo é reduzido pela metade caso o casal tenha filhos biológicos ou adotados.


Além disso, comprovar sua proficiência em italiano a partir do nível B2 é um requisito para conquistar sua cidadania italiana!



Cidadania italiana por residência


Se você veio de um país que não pertence à União Europeia, é necessário ter 10 anos de residência legal para adquirir cidadania italiana. Já para o estrangeiro que veio de um estado-membro da União Europeia, esse tempo é reduzido para 4 anos!


São 5 anos de residência legal para os seguintes casos:


  • Apátridas ou refugiados políticos.

  • Maior de idade adotado por cidadão italiano.

  • Aqueles que serviram o Estado italiano, na Itália ou no exterior, durante 5 anos.


Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page