Origens e objetivos dos cursos de Língua Instrumental

Você conhece as origens do ensino instrumental de língua estrangeira no Brasil?


O Curso de Inglês para Fins Específicos surgiu no final da década de 70 nas universidades brasileiras devido à necessidade de uma atualização contínua em áreas científicas e tecnológicas. Por conta da dificuldade de traduzir rapidamente todos os novos conteúdos vindos do exterior, o departamento de inglês foi convidado a ministrar cursos instrumentais nas faculdades.


O aprendizado instrumental, entretanto, não se limitou apenas ao ensino superior brasileiro, expandindo sua área de atuação para preparatórios para provas de Inglês ou Espanhol do ENEM, concursos públicos e exames de seleção de Mestrado e Doutorado.


De que forma um curso instrumental se diferencia de um curso intensivo ou de conversação?


Ao contrário do Curso Intensivo, que foca no aprendizado das 4 habilidades linguísticas (fala, escuta, escrita e leitura) ou das aulas de conversação, elaboradas para você praticar sua audição e desenvoltura oral, o Curso Instrumental destaca apenas duas competências: a escrita e a leitura.


Apesar de cursos instrumentais só terem surgido na década de 70 nas universidades e cursos de idiomas, o aprendizado contextualizado de uma língua estrangeira já era uma necessidade no século XV.


Em 1415, já existiam manuais em Inglês para mercadores que precisavam conhecer o vocabulário técnico de sua área para vender seus produtos. Atualmente, é possível enxergar a evolução desses manuais em cursos instrumentais voltados exclusivamente para viagens, negócios e até entrevistas de emprego!


À procura de um curso instrumental? Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!

Contato

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

Newsletter

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues