top of page

Músicas para aprender Inglês


Não se pode negar que cantar é um dos recursos que mais podem contribuir para a aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, também constitui uma maneira de fixar vocabulário e estruturas gramaticais bem mais fácil do que por meio de outros métodos convencionais. Além disso, é fato inegável que tendemos a aprender as coisas mais facilmente quando nos divertimos.

Quase nenhuma outra língua tem seu aprendizado tão ligado à música quanto o inglês. A grande maioria de todos os hits que fazem sucesso no mundo inteiro é cantada em língua inglesa. Consequentemente, é imensa a variedade de canções que podem servir como instrumento de aprendizagem para o inglês moderno.

Escolhendo, preferencialmente, aquelas canções que mais lhe agradam, você vai perceber que maior será o seu interesse em cantá-las sem cometer erros. A grande vantagem disso tudo é que, ouvindo música, seu cérebro armazena muito mais informações sobre os textos do que quando você pega um livro e lê.

Cantando, você participa ativamente do processo de aprendizagem. Com o auxílio do estímulo proporcionado pela melodia, você aperfeiçoa a pronúncia e fixa tanto os vocábulos quanto as estruturas básicas que são de grande valor para o enriquecimento dos seus conhecimentos.

APRENDENDO INGLÊS DE FORMA FÁCIL E DIVERTIDA

Muitos pesquisadores já comprovaram que o prazer favorece a aprendizagem de uma língua estrangeira. O cérebro costuma armazenar mais facilmente aqueles conteúdos que estão ligados a emoções positivas, assim como tem o hábito de excluir as experiências negativas. Ou seja, o ato de cantar pode ser considerado como uma atividade produtiva que motiva a aprendizagem de uma língua estrangeira como o inglês, por exemplo.

ALGUMAS DICAS DE COMO APRENDER INGLÊS ATRAVÉS DAS MÚSICAS

Primeiro, procure escolher aquelas músicas que você mais gosta e que mais tenham a ver com os seus objetivos. A linguagem tem que ser adequada aos contextos em que você pretende, no futuro, usar o idioma. Por exemplo, a linguagem dos textos de música rap nada tem a ver com a linguagem usada em um contexto profissional.

É fácil encontrar os textos das músicas na internet, basta fazer uma busca pelos títulos, pelos intérpretes ou compositores, ou, até mesmo, por meio de palavras-chave. Além disso, existem os aplicativos de smartphones para encontrar os textos. O Metrolyrics e o Genius são alguns deles.

Através das músicas, você pode aprender novas palavras, mas se você achar o nível de compreensão do texto for alto demais, você pode se concentrar, inicialmente, apenas no refrão da música que, com muita repetição, é rapidamente assimilado pelo cérebro.

Por último, é aconselhável organizar uma pasta ou uma playlist com aquelas músicas que você escolheu. Assim, quando você estiver no carro, no ônibus, ou simplesmente com tempo disponível para ouvir música, não vai perder a oportunidade de repassar tudo o que você já aprendeu.

Portanto, o ato de aprender cantando reúne condições ideais para aprender o inglês de forma rápida e eficiente. Conforme já exposto, a diversão e o prazer proporcionados pela música ajudam o cérebro a armazenar os vocábulos e estruturas que são importantes para o enriquecimento da produção oral e para o desenvolvimento de suas capacidades comunicativas. Portanto, mãos à obra, não perca mais tempo: "Let's have fun singing and learning English!"

SUGESTÃO DE MÚSICAS:

1. NÍVEL INICIANTE

Another Day In Paradise - by Phil Collins

Body and Soul - by Amy Winehouse

Could it be Magic? - by Take That

Earth Song - by Michael Jackson

Endless Summer - by Oceana

Firework - by Katy Perry

Girl Gone Wild - by Madonna

Highway To Hell - by AC/DC

Imagine - by John Lennon

Message To The Bottle - by Police

Nothing Compares To You - by Sinead O'Connor

On The Radio - by Donna Summer

Set Fire To The Rain - by Adele

She Loves You - by The Beatles

Sign Of a Victory - by R. Kelly

Skyfall - by Adele

Streets of Philadelphia - by Bruce Springsteen

Thank You - by Dido

We Will Rock You - by Queen

Zombie - by The Cranberries

2. NÍVEL INTERMEDIÁRIO

I Will Always Love You - by Whitney Houston

Here Comes The Sun - by The Beatles

Don't Worry, Be Happy - by Bobby McFerrin

Cupid - by Amy Winehouse

Nine To Five - Sheena Easton

Stronger - Kelly Clarkson

Can't Take My Eyes Off You - by Andy Williams

Dance With Me - by Olly Murs

Lucy In The Sky With Diamonds - by The Beatles

Our Day Will Come - by Amy Winehouse

Perhaps, Perhaps, Perhaps - by Cake

Stand By Me - by Playing for Change

Take Me To The Mardi Gras - by Paul Simon

Perfect Day - by Lou Reed

Shine - by Take That

Living To Tell - by Madonna

Skyline Pigeon - by Elton John

Upside Down - by Diana Ross

Pyramid - by Charice

Love Is In The Air - by Paul Simon

3. NÍVEL AVANÇADO

Happy - by Pharrell Williams

Knockin' On Heaven's Door - by Guns and Roses

Always - by Bon Jovi

Everything - by Michael Bubble

Don't Speak - No Doubt

We Are One (Ole Ola) - by Pitbull

Wish You Were Here - by Pink Floyd

The Show Must Go On - by Queen

Be Thankful - by Sarah Connor

Seven Days - by Sting

Logical Song - by Supertramp

Sign Your Name - by Terence Trent D'Arby

My Name Is Luka - by Susan Vega

With Or Without You - by U2

Last Christmas - by Wham

Careless Whisper - by George Michael

One Moment In Time - by Whitney Houston

Price Tag - by Jessie

You Were Meant For Me - by Jewel

Lazy Song - by Bruno Mars Você sabia que o YSPANUS Languages também oferece cursos online? Aqui você poderá frequentar aulas online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Russo e Árabe!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page