top of page

Como funciona o sistema escolar alemão?

Já imaginou um sistema escolar que determina o futuro de seu filho com apenas 10 anos? Leia nosso texto para descobrir porque é tão difícil traduzir uma diploma escolar brasileiro para o sistema de ensino da Alemanha.


Na Alemanha, no 4º ano de ensino da Grundschule, as crianças devem fazer um exame cuja nota determina se elas irão para uma universidade (Universität) ou escola técnica (Berufsschule).


sistema de ensino alemai

Gymnasium


Se seu filho tirar uma nota muito boa nesse exame, ele irá para o Gymnasium. Tem Gymnasium que é tão renomado que a lista de espera é de 5 anos!


Lá ele terá 8 anos de ensino e, aos 18 anos, ele poderá fazer o Abitur, um exame similar ao Enem que determinará em qual Universität ele poderá estudar, inclusive a área profissional.


O Abitur é tão importante para os alemães que sua nota aparece para a vida toda em seus currículos. Vale lembrar que eles possuem apenas 2 tentativas de passar no exame.


Como você pode ver na imagem abaixo, não existe uma forma de entrar na universidade alemã sem o Gymnasium! Inclusive, muitos alemães mandam seus filhos para o exterior para eles frequentarem uma universidade.


sistema escolar na alemanha

Realschule


Se seu filho tirar uma nota mediana, ele irá para a Realschule. Apenas se ele estudar muito e for muito bem na Realschule, ele terá uma chance de ir para um Gymnasium e, com isso, uma Universität!


Na Realschule, as crianças têm apenas 6 anos de ensino e depois disso vão para uma escola técnica (Berufsschule), onde eles estudam e trabalham para já pegar a prática da profissão.


Hauptschule


Se o seu filho tirar uma nota muito ruim, ele irá para a Hauptschule. As famílias alemãs têm horror que seus filhos estudem em uma Hauptschule, já que isso significa que, no futuro, eles terão profissões que ninguém gostaria de fazer.


Gesamtschule


Alguns estados alemães optaram por uma Gesamtschule, uma escola sem divisões, por causa das críticas que questionam um sistema escolar que perpetua estratificações sociais a partir dos 10 anos.







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page