top of page

CELI e CILS: Conheça os certificados de proficiência em Italiano

O CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana) é um certificado de proficiência em Italiano outorgado pela Università per Stranieri di Perugia e aceito como uma qualificação oficial pelo Ministério da Educação da Itália e pelo Ministério das Relações Exteriores do país.


A prova é dividida em 4 partes para testar suas habilidades linguísticas em Italiano: leitura, escrita, escuta e fala. Assim como o DELE e Goethe, esse exame segue o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, ministrando exames em 6 níveis de proficiência:



Se você deseja conquistar uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior italiana, o mais indicado é escolher um diploma de nível B2 ou superior. Também vale lembrar que, ao contrário do TOEFL, o CELI não possui prazo de validade.


Já o CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera) é um certificado em Italiano outorgado pela Università per Stranieri di Siena, reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália.


Ao contrário do CELI, o CILS oferece exames voltados para três faixas-etárias: crianças, adolescentes e adultos.



Ainda não é fluente em Italiano? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Italiano, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page