top of page
Yspanus Languages

Bolsas de Estudos no Reino Unido


Para o Ensino Médio

Embora a procura não seja muito grande, existe uma demanda de alunos que desejam estudar por pelo menos um ano em uma escola secundária do Reino Unido. Em geral, a idade mais adequada para ingressar nessas escolas é entre os 14 e os 18 anos de idade, e o aluno deve apresentar um ótimo aproveitamento acadêmico e bons conhecimentos do inglês, que são basicamente os requisitos principais que devem ser atendidos para que possam ser admitidos.

O sistema secundário na Inglaterra é diferente do sistema brasileiro. Ele vai do sétimo ano ( em geral, os alunos têm entre 11 e 12 anos de idade) e vai até o décimo-terceiro ano (ano anterior ao ingresso nas instituições superiores). Ele está dividido em:

- Key Stage 3 (sétimo, oitavo e nono anos);

- Key Stage 4 (décimo e décimo-primeiro anos);

- Sixth Form (décimo-segundo e décimo-terceiro anos, que não são obrigatórios e, por esta razão, inexistentes em algumas escolas secundárias).

Nos países do Reino Unido, existem tanto escolas públicas quanto particulares. As escolas públicas são de custos menores, mas há escolas particulares com programas de apoio financeiro a seus alunos. Cada país tem seu próprio currículo nacional, mas as escolas particulares têm a autonomia de escolher e seguir um currículo nacional ou adotar alguma forma de diploma internacional. Todos esses fatores e condições devem ser previamente analisados para não haver problemas com a futura validação no Brasil do período que o aluno estudou nesses países.

Para o Ensino Superior

Existem várias maneiras de se obter bolsas de estudo no Reino Unido. Algumas dessas bolsas são oferecidas pelo governo, instituições beneficentes e outras organizações. De um modo geral, todas elas são concedidas a partir do aproveitamento acadêmico ou situação financeira. O ponto de partida é para iniciar o processo é consultar cada uma delas antes de se inscrever. Algumas informações podem ser obtidas diretamente com o Ministério da Educação, com o British Council, ou até mesmo com um professor de sua universidade. Também existem algumas organizações de financiamento externo. Algumas delas são:

FUNDAÇÃO ESTUDAR

Oferece bolsas que cobrem de 5% a 95% do valor de graduações, pós e intercâmbios acadêmicos. No ano passado, foram 30 mil inscritos e 28 selecionados.

Requisitos: (dados para 2015, para 2016 consultar o site)

- Candidatos entre 16 anos e 34 anos matriculados ou em processo de admissão em cursos de graduação e pós (MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado) no Brasil ou no exterior.

- Boas notas são essenciais, já que as bolsas são concedidas por mérito.

Informações/inscrições:

https://www.estudar.org.br/

CHEVENING UK GOVERNMENT

Programa de apoio a estudantes de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que são aprovados por universidades do Reino Unido.

A bolsa cobre as passagens de ida e volta para o Reino Unido e um auxílio financeiro de até £ 13.000, assim como despesas pessoais. Em geral, são bolsas de um ano destinadas a pós-graduandos (mestrado ou MBA), para candidatos de diversas áreas (humanas, exatas e biológicas).

Informações/Inscrições:

http://www.chevening.org/

THE ROYAL SOCIETY

Programas de subsídio para jovens cientistas inscritos em universidades do Reino Unido.

Informações/Inscrições:

https://royalsociety.org/

ACESSANDO DIRETAMENTE AS UNIVERSIDADES

Verifique diretamente os sites das escolas, universidades e instituições e confira seus próprios regulamentos. Uma boa fonte para consulta é o site da Postgraduate Studentships, que é um site que reúne informações acerca de diversos tipos de apoio financeiro a acadêmicos no Reino Unido.

Informações/Inscrições:

http://www.postgraduatestudentships.co.uk/ Você sabia que o YSPANUS Languages também oferece cursos online? Aqui você poderá frequentar aulas online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Russo e Árabe!

0 comentário

Comentários


bottom of page