top of page

A importância da experiência internacional no currículo

A conquista de uma bolsa de estudos no exterior é sem dúvida uma vantagem competitiva na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. A experiência internacional adquirida durante o seu intercâmbio em países como Canadá, Estados Unidos e Coreia do Sul será um diferencial em seu currículo, indicando que você possui os soft skills necessários para trabalhar em equipe.


As empresas nacionais e internacionais valorizam as seguintes habilidades dos candidatos que estudaram no exterior:


Iniciativa


Fazer um intercâmbio acadêmico não é uma tarefa simples e exige muita preparação. Por isso, o candidato precisa ter iniciativa para alcançar o seu objetivo profissional e superar as barreiras que inevitavelmente surgirão durante o processo seletivo.


Traquejo Social


As empresas valorizam soft skills, como adaptabilidade e capacidade de trabalhar bem em equipe, duas habilidades que o intercambista precisa ter para se integrar aos diferentes contextos sociais do país. Por isso, a experiência internacional mostrará que o candidato possui jogo de cintura.


Capacidade de solucionar problemas


Durante os seus estudos em um país estrangeiro, você encontrará diversos tipos de adversidades: compreender as nuances de um novo idioma, relacionar-se com os habitantes locais apesar das barreiras culturais e lidar com a burocracia estrangeira. Ao vencer esses obstáculos, você desenvolverá sua capacidade de solucionar problemas no ambiente de trabalho.


Sensibilidade cultural


Ao morar no exterior, você precisará se adaptar a uma nova cultura para compreender as normas sociais dos habitantes locais. Esse período de integração desenvolverá a sua sensibilidade cultural, de modo a permitir que você identifique as diferenças e similaridades comportamentais entre um país e outro. Essa habilidade é essencial, principalmente se você trabalha em um ramo criativo.


Auto-suficiência


Ao estudar no exterior, você não terá acesso ao suporte diário de seus país e amigos de infância. Por conta disso, você se tornará mais independente de sua família, algo que contribuirá para sua autonomia no ambiente de trabalho.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page