top of page
Yspanus Languages

A importância do aperfeiçoamento fonético em Inglês


Os alunos que estudam um segundo idioma pela primeira vez são mais propensos a acreditar que os sons de sua língua materna representam um sistema de fala compartilhado e, por isso, durante o aprendizado de palavras estrangeiras, eles procuram sons comuns a sua língua nativa. Diante disso, é essencial encontrar um curso de idiomas que tenha foco no aperfeiçoamento linguístico do aluno; ensinando a pronúncia do idioma por meio de seus contrastes com a língua materna, em vez de lecionar por meio de sua similitude.

Apesar da necessidade de aprimoramento todas as 4 habilidades linguísticas — falar, ouvir, ler e escrever — para alcançar a fluência absoluta em um idioma, a assimilação de uma nova língua estrangeira se inicia com sua essência, a habilidade oral. Por essa razão, o Yspanus Languages elaborou uma lista com alguns dos erros mais comuns cometidos por estudantes brasileiros de Inglês.

Os 6 erros de pronúncia mais frequentes em Inglês

1. Um dos maiores erros de pronúncia ocorre quando a consoante /t/ ou /d/ aparece antes da vogal /i/, uma vez que os brasileiros tendem a pronunciá-las como /tshi/ e /dzhi/; presentes nas palavras “dente” e “ódio”. Esse comportamento é prejudicial na hora de pronunciar algumas palavras em Inglês, já que elas podem ser mal compreendidas por falantes nativos:

2. Quando a consoante /t/ aparece no final de uma palavra, alunos brasileiros costumam cometer o erro de pronunciá-la com o som de /tsh/:

3. Os estudantes brasileiros também tendem a adicionar um fonema vogal no final das palavras em inglês que terminam com consoantes, gerando mais erros fonológicos em palavras como “back”, que é pronunciada, erroneamente, como “backi”.

4. Para evitar mal-entendidos, o aluno de Inglês também deve praticar os fonemas /s/ e /z/ no final de palavras como:

5. Palavras iniciadas com /h/ e /r/ também devem ser praticadas, principalmente o /r/, que pode ser pronunciado como o /r/ da palavra “para”, de modo a evidenciar seu sotaque estrangeiro.

6. Os brasileiros também costumam pronunciar palavras iniciadas com /s/ com o som de /z/. Por isso, é preciso exercitar a pronúncia do /s/ por meio da repetição de palavras como “smoke”, “sleep” e “speed”.


0 comentário
bottom of page