top of page

Os benefícios de um aprendizado linguístico contextual


Você sabia que apenas 17% dos estadunidenses falam mais de um idioma? Esse dado se acentua quando comparado com a Europa, onde mais da metade de sua população (54%) é bilíngue. Por que os Estados Unidos, uma nação dominante no cenário global, ainda é um país monolinguístico?

Para entender esse isolamento linguístico, é preciso compreender como uma língua estrangeira é ensinada nas escolas americanas. Nos Estados Unidos, idiomas como o Espanhol e o Francês, são ensinados como uma disciplina separada, concentrada na memorização de regras gramaticais e não no desenvolvimento de sua habilidade comunicativa. Por conta disso, segundo o professor da universidade de Stanford, Russell A. Berman, o país tornou-se dominado por “analfabetos de segunda linguagem”.

No Brasil, isso também ocorre em meio aos estudantes que aprendem Inglês e Espanhol em escolas ou cursos de idiomas que não desenvolvem as 4 habilidades linguísticas do aluno: fala, escrita, leitura e escuta. Principalmente nas escolas tradicionais brasileiras, a habilidade da fala e da escuta são deixadas de escanteio em meio ao mar de regras gramaticais.

Por isso, muitos alunos esquecem o idioma dentro de alguns anos ou não conseguem prosperar em ambientes de trabalho que demandam a desenvoltura comunicativa em Inglês ou Espanhol. Segundo dados da Catho, 5% dos brasileiros são bilíngues e apenas 3% é fluente em Inglês, um pré-requisito no mercado de trabalho do país.

Ao contrário, na Europa, os estudantes bilíngues aprendem uma nova língua estrangeira por meio de um “aprendizado linguístico contextual”, ou seja, o idioma é usado como uma ferramenta para ensinar outras disciplinas, como arte e teatro. Por isso, essa região possui um dos melhores índices de proficiência em Inglês do EF.

Apesar de o aprendizado direto de um novo idioma ainda ser essencial, ele deve ser acompanhado de aulas que estimulam a liberdade comunicativa do aluno. Por isso, as aulas de conversação online do YSPANUS Languages são ótimas para os estudantes que desejam praticar o idioma de forma descontraída, fora da carga horária mais rigorosa de nossos cursos intensivos e superintensivos.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page