top of page

Os idiomas mais solicitados em concursos


O Inglês ainda é o idioma principal requisitado nos editais de concursos para áreas públicas ou privadas. Por isso, os candidatos que possuem um segundo ou terceiro idioma em seu currículo já apresentam vantagem em relação à concorrência, uma vez que terão a confiança e a tranquilidade necessárias para realizar uma excelente prova.

Apesar de o Inglês ser o idioma mais exigido, ainda existem algumas vagas que demandam um nível maior de especialização, às vezes exigindo que o candidato seja fluente em mais de uma língua estrangeira. O Espanhol é o segundo idioma mais requisitado em vista do cenário mundial, mas você também pode se deparar com editais que exigem que o candidato saiba Francês, Italiano e até Mandarim.

A globalização é uma das razões por trás dessa demanda por funcionários poliglotas, algo que afeta cada vez mais a competição por funções públicas. Empresas privadas sempre exigiram o Inglês em seus concursos, mas, no sistema público, isso nem sempre foi uma exigência. Cada vez mais editais para cargos públicos seguem os padrões de empresas privadas, exigindo que os candidatos sejam capazes de se comunicar em nível internacional. Em concursos da Receita Federal e BNDES, por exemplo, o candidato deve optar entre realizar uma prova de Espanhol ou Inglês e ter disponibilidade de viajar para fora do Brasil no caso do BNDES.

Por conta disso, o Yspanus Languages compilou uma série de dicas que aumentarão suas chances de suceder em um concurso público:

● É necessário focar no conteúdo programático do edital que você irá realizar, investindo mais tempo de estudo em seus pontos fracos.

● Apesar de ser preciso o desenvolvimento das 4 habilidades linguísticas — falar, ouvir, ler e escrever — para ser fluente em um idioma, em um concurso público, a fala e a escuta não são cobradas. Por isso, é necessário treinar bastante a sua leitura e interpretação de textos.

● Além da leitura, o candidato precisa saber o vocabulário técnico de sua área, não apenas o inglês coloquial.

● Realizar questões de provas anteriores também é uma ótima oportunidade para você afiar sua leitura e analisar a estrutura da prova.

● Inscrever-se em uma turma voltada especificamente para concursos públicos, na qual você poderá focar no conteúdo necessário para o seu edital.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page