top of page

12 podcasts para você aprender Francês no Spotify

Aprimorar sua compreensão auditiva em Francês por meio de podcasts é uma das melhores formas de treinar essa habilidade linguística de forma descontraída, além de ampliar o seu vocabulário no idioma. Pensando nisso, o YSPANUS Languages criou uma lista com 12 podcasts disponíveis no Spotify para você aprender Francês em casa!



1. News in Slow French


Nível: Iniciante


Esse podcast é ideal para os estudantes iniciantes de Francês que precisam desenvolver sua habilidade auditiva. Nesse programa, você terá acesso às notícias da semana em um ritmo mais lento, perfeito para facilitar sua compreensão e um excelente ponto de partida para os próximos podcasts de nossa lista!



2. Dans la Presse


Nível: Iniciante


De segunda à sexta, você se informará sobre as principais notícias do dia em apenas 6 minutos! Um podcast perfeito para alunos iniciantes de Francês que ainda não possuem a confiança necessária para escutar um podcast muito longo.



3. Bouffons


Nível: Iniciante/Intermediário


Toda quarta-feira, a apresentadora Emilie Laystary escolhe um assunto culinário para discutir com chefs, sociólogos, entusiastas e até geógrafos! Além do programa principal, Emilie lança episódios curtos, de apenas 5 minutos, toda sexta-feira.




4. Grand Reportage


Nível: Intermediário/Avançado


Um podcast perfeito para os alunos que possuem mais confiança no idioma e que desejam exceder seus limites de conhecimento em Francês. No Grand Reportage, você encontrará reportagens mais longas, em um ritmo natural, sobre os mais diversos tópicos: ecologia, política internacional, imigração, etc.


Como esse podcast é lançado de segunda à sexta, você pode reservar 20 minutos de seu dia para escutar e fazer anotações sobre os tópicos abordados no programa.



5. L’Heure du Crime


Nível: Intermediário


De segunda à quinta, Jean-Alphonse Richard apresenta casos antigos da polícia, reabrindo investigações criminais com especialistas, arquivos de som e testemunhas.



6. Géopolitique, le débat


Nível: Intermediário/Avançado


Esse programa, focado em debates sobre geopolítica, convida especialistas para examinar assuntos como: a inteligência artificial na Europa, o papel da Rússia no cenário mundial, as eleições para a presidência dos Estados Unidos, etc. Lançado todo sábado e domingo, esse podcast é ideal para os alunos que procuram ampliar seu vocabulário de Francês.




7. Choses à Savoir Sciences


Nível: Intermediário/Avançado


Você se interessa pelo mundo científico? Então, o podcast Choses à Savoir é perfeito para você! Cada episódio é voltado em torno de perguntas como:


  • Por que o inverno influencia nosso humor?

  • Quais são os efeitos cientificamente comprovados da meditação?

  • Ler em voz alta realmente facilita nossa memorização?



8. La Poudre


Nível: Intermediário/Avançado


Apresentado por Lauren Bastide, o podcast La Poudre é destinado àqueles que desejam escutar entrevistas em Francês com escritoras, artistas, cientistas e ativistas do movimento feminista. Novos episódios são lançados 2 vezes por mês e possuem cerca de 1 hora de duração.



9. Autour de la Question


Nível: Avançado


Um podcast que testará ainda mais sua compreensão auditiva em Francês, esse programa levanta, em cada episódio, uma pergunta relacionada a uma área do conhecimento, como: ciência, economia, psicologia, ecologia, sociedade, etc.


Como o Autour de la Question é um podcast mais longo, por volta de 50 minutos, ele pode ser ouvido nos finais de semana, para você ter mais tempo de estudá-lo com atenção.




10. C dans L’Air


Nível: Intermediário/Avançado


Os apresentadores Caroline Roux e Axel de Tarlé debatem, com especialistas, sobre as principais reportagens do dia, respondendo ao final do programa as perguntas enviadas por seus telespectadores.



11. Un épisode et j'arrête


Nível: Intermediário/Avançado


Esse podcast é indicado para os alunos que amam assistir seriados como Game of Thrones, Killing Eve, The Umbrella Academy, True Detective, etc. Além de falar sobre séries específicas, o programa também discute temas como o papel da mulher no mundo do entretenimento.


Apesar de possuir um tema descontraído, esse podcast exigirá mais atenção da sua parte, por isso, ele é indicado aos alunos de nível intermediário e avançado.



12. 2 Heures de Perdues (2HDP)


Nível: Intermediário/Avançado


O podcast 2 Heures de Perdues é ideal para os amantes de cinema que procuram um programa de áudio em Francês dedicado exclusivamente ao debate sobre obras cinematográficas. Nele, diversos amigos conversam sobre filmes como O Clube da Luta, A Princesa Prometida, Harry Potter e Piratas do Caribe.


Como seu conteúdo é mais descontraído, esse podcast é recomendado aos estudantes que precisam treinar sua compreensão oral em um contexto mais informal, usado por falantes nativos de Francês diariamente.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page