top of page

As vantagens profissionais de aprender um segundo idioma em uma nação monoglota

Você já ouviu falar de monoglotismo? Essa palavra, também conhecida como monolinguismo, é usada para descrever uma pessoa que fala um único idioma.


Mas você sabia que existem nações monoglotas? Apesar da presença do inglês e do espanhol na grade curricular das escolas públicas e particulares brasileiras, apenas 1% de nossa população é realmente fluente em inglês.


A título de ilustração, a língua inglesa é falada na Holanda por 90% de sua população! Não é à toa que o país foi o primeiro colocado no Índice de Proficiência em Inglês da EF em 2021. Só na América Latina, o Brasil é 10º colocado nesse ranking, perdendo para países como Argentina, Chile e Paraguai.


De acordo com uma pesquisa da Catho, uma empresa especializada no recrutamento e seleção digital de profissionais, o monolinguismo brasileiro acarreta sérias consequências para sua carreira: um profissional fluente em inglês ganhará um salário 61% maior do que o seu!


Esse número não se limita somente ao inglês, os profissionais proficientes em espanhol têm um salário até 34% maior.


O monoglotismo do brasileiro em relação a idiomas neolatinos como o italiano e o espanhol é especialmente surpreendente por conta de suas similaridades com a língua portuguesa! Apesar do espanhol e do português compartilharem cerca de 89% de semelhança lexical, os brasileiros ainda insistem em usar o “portunhol” para se comunicar com hispanohablantes.


Que tal aprender os idiomas mais requisitados do mercado de trabalho? Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page