top of page

SIELE: um exame online que avalia seu domínio em Espanhol

O SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é uma certificação de Espanhol promovida pelas seguintes instituições titulares:



Ao contrário do DELE, esse exame é ministrado por meio eletrônico e, por isso, você pode escolher o dia, horário e lugar ideal para fazer o teste, sem precisar seguir datas pré-estabelecidas.


O SIELE segue o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (A1 a C1) e comprova seu grau de competência em 4 habilidades linguísticas: fala, audição, escrita e leitura.


Esse diploma oferece 6 formatos de exame:


SIELE Global, um certificado completo que avalia seu conhecimento por meio de 4 testes: expressão e interação orais, expressão e interação escrita, compreensão de leitura e compreensão auditiva.


tabela siele global
Fonte: siele.org

S1 a S5, modalidades independentes que oferecem 5 combinações de prova. Ao contrário do SIELE Global, você receberá um relatório com sua pontuação e nível de conhecimento correspondente. É preciso lembrar que esse relatório possui validade de 5 anos.


tabela siele s1 s2 s3 s4 e s5
Fonte: siele.org

Por que escolher o SIELE?


O SIELE é reconhecido por mais de 75 universidades localizadas em países hispanohablantes, além de em instituições localizadas no Canadá, Coreia do Sul e China. No Brasil, esse exame é essencial para quem deseja conquistar uma bolsa de estudos do CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).


Vale lembrar que o nível de conhecimento exigido pode mudar de acordo com cada universidade, entretanto, a maioria solicita o nível B1 ou B2.


Ainda não é fluente em Espanhol? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Espanhol, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page