Sicília: conheça a cultura dessa ilha no sul da Itália

A Sicília, ilha localizada no sul da Itália, possui uma rica e diversa cultura, que é marcada por sua culinária mediterrânea, hospitalidade, arte e costumes que datam desde a Idade Média. Por isso, o YSPANUS Languages elaborou um post com as principais tradições dessa região e seus pratos típicos mais populares!


Carretto Siciliano


O carretto siciliano é uma carroça ornamentada típica da Sicília que, com o passar do tempo, se tornou um ícone da cultura popular e um objeto de decoração. Atualmente, as pinturas coloridas não se limitam a apenas carroças, mas incluem carros, caminhões e até geladeiras!


A Dolce & Gabbana fez uma parceria com a marca de eletrodomésticos Smeg para lançar liquidificadores, torradeiras e chaleiras inspiradas nas carroças sicilianas.


Fonte: Dolce & Gabbana

Opera dei Pupi


A Opera dei Pupi, declarada em 2001 um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, é um teatro de marionete baseado nos poemas franceses da Idade Média e ainda é muito célebre na Sicília.


Fonte: Wikipedia

Longos horários de almoço


Ao contrário do norte da Itália, com seu estilo de vida mais agitado e cosmopolita, os sicilianos são mais descontraídos, um comportamento que costuma ser refletido no dia a dia da região. O horário de almoço, por exemplo, costuma ser tão longo na Sicília que as lojas são fechadas durante 1 e 4 da tarde para que todos possam desfrutar sua refeição sem correria.


Gastronomia


Além do macarrão e da pizza, pratos essenciais da cultura italiana, você encontrará uma forte presença de frutos do mar na culinária siciliana.


Sarde a beccafico


A sardinha é um dos ingredientes mais populares no preparo de pratos típicos da região. Os rolinhos de sardinha assada com folha de louro são recheados com migalhas de pão douradas no azeite, pinoli, uvas-passas, salsa, alho, alcaparras e sal.


Confira a receita em italiano:



Pasta con le sarde


Esse macarrão é preparado com um molho feito de sardinhas frescas, anchovas, funcho selvagem, cebola, pinoli, uvas-passas e açafrão. Nos restaurantes de Palermo, a capital da Sicília, é comum adicionar migalhas de pão e, às vezes, amêndoas.


Confira a receita em italiano:



Involtini di pesce spada


Além da sardinha, o peixe-espada também é popular na Sicília. Os rolinhos de peixe-espada no espeto são recheados com uma mistura de pão dormido, queijo, azeitonas, orégano e azeite antes de serem fritos, assados ou grelhados.


Confira a receita em italiano:



Arancini


Os “arancini” são bolinhos de risotto frito recheados com carne moída, peixe ou queijo servidos com molho de tomate.


Confira a receita em italiano:



Cannoli


A Sicília também é conhecida pela criação dos cannoli, tubos de massa frita recheados com ricota e gotas de chocolate.


Confira a receita em italiano:



Ainda não é fluente em Italiano? Então, venha estudar no YSPANUS Laguages! Em nosso curso online de Italiano, você encontrará professores com ampla experiência no mercado e uma plataforma de ensino amigável.

Contato

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

Newsletter

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues