O impacto de aprender um novo idioma

Impacto financeiro

Segundo uma pesquisa feita com executivos de 77 países, 91% dos entrevistados respondeu que o Inglês é o idioma mais dominante nos negócios internacionais. O British Council também mostra como a condição salarial de quem fez um curso de inglês melhora em 97%.


British Council


Novas oportunidades profissionais


O Québec organiza, desde 2008, missões de recrutamento anuais para encontrar profissionais qualificados do mundo inteiro. Só a última missão de recrutamento para o Brasil, organizada em Abril de 2019 pela Québec International, resultou em mais de 100 contratações em áreas como Web Design, Programação e Engenharia.


Segundo o OiCanadá, a pandemia pode aumentar ainda mais essa necessidade de profissionais internacionais.


Número de imigrantes até 2036. Fonte: StatsCan.

A Alemanha também enfrenta a insuficiência de mão de obra especializada devido ao envelhecimento da população e a sua baixa taxa de natalidade. Por isso, a procura por profissionais qualificados na área da saúde aumentou. Atualmente, enfermeiros estão em alta demanda no país para ocupar posições em hospitais e casas de repouso.


Prevenção de doenças cognitivas

Aprender um novo idioma é de extrema importância para o fortalecimento cognitivo de seu cérebro, já que posterga doenças cognitivas como o Alzheimer e a demência. Um estudo feito em 2013 pela Universidade de Edimburgo mostrou que, dentre os 648 pacientes da cidade de Hyderabad, na Índia, 60% apresentaram um adiamento de quatro anos e meio no desenvolvimento da demência por conta de serem bilíngues.

Aumenta partes do cérebro

Um grupo de pesquisadores suecos da Universidade de Lund publicou um estudo no jornal NeuroImage sobre como o aprendizado de línguas estrangeiras em um nível intensivo pode aumentar determinadas partes do cérebro de estudantes da Academia de Intérpretes das Forças Armadas da Suécia. Esses alunos enfrentam uma rotina diária extremamente rígida com a intenção de aprender Russo, Árabe ou Persa afegão em apenas 13 meses letivos.

A ressonância magnética desses intérpretes foi comparada ao resultado do teste com estudantes de medicina. A análise mostrou que, após 3 meses de estudos, partes do cérebro daqueles que aprenderam um novo idioma durante esse período cresceram. Já os alunos de medicina, apesar de enfrentarem uma vigorosa carga horária de estudos, não apresentaram nenhuma alteração em seus cérebros.

Maior poder de concentração

O estudo, feito pela Universidade de Northwestern, concluiu que uma pessoa bilíngue possui um poder de concentração mais alto, visto que seu cérebro é constantemente exercitado para priorizar um idioma e suprimir o outro.

Esse exercício mental é conhecido como “controle inibitório” e ajuda a entender como o aprendizado de um novo idioma contribui para a prevenção do Alzheimer e demência senil. Segundo Viorica Marian, responsável pela liderança da pesquisa, os benefícios podem ser notados com apenas 1 semestre de estudos.


Multiculturalismo

Falar um idioma com desenvoltura não é suficiente para quem sonha em alavancar sua carreira, é preciso entender os aspectos culturais de um país.


Se você pretende trabalhar com Comércio Exterior, por exemplo, é necessário compreender a cultura do país no qual deseja fazer negócios, uma vez que há uma diferença drástica no modo que um empresário americano, chinês ou árabe se relaciona com você. Na China, é comum criar vínculos profissionais em ambiente mais informais, como em restaurantes, além de realizar uma troca de presentes durante as reuniões de negócios como modo de expressar sua gratidão.


Demanda de conhecimento Instrumental


O British Council enfatiza o valor do Inglês Instrumental para os profissionais que trabalham com TI e Finanças. Para as empresas, ter conhecimento da linguagem específica da sua área de conhecimento é um diferencial em processos seletivos.


Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!

zoom-logo.png

Contato

Rua Otávio Carneiro, n° 100, 6° andar - Icaraí 24230-191 - Niterói/RJ 

(Ao lado da loja Leader, com entrada pela Tavares de Macedo)

 

CNPJ: 39242458/0001 - 92

secretaria@yspanus.com.br

rhyspanus@yspanus.com.br

financeiro@yspanus.com.br

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues