top of page

O conceito de felicidade em várias culturas

Você sabia que cada cultura possui um conceito de felicidade diferente? Segundo pesquisadores neozelandeses da Universidade de Victoria, algumas culturas acreditam que a felicidade pode provocar consequências negativas em sua vida; uma crença que pode ser encontrada tanto em países ocidentais quanto orientais.

Os japoneses, por exemplo, não costumam participar de demonstrações públicas de felicidade, já que eles acham esse comportamento inapropriado. Já os iranianos se incomodam com o “olho gordo” que a felicidade pode atrair.

A Noruega, eleita o quarto país mais feliz do mundo em 2016, possui o conceito de friluftsliv, que significa algo próximo de “vida ao ar livre”. Para os noruegueses, a conexão com a natureza pode trazer diversos benefícios para nossa saúde física e mental. Já a Dinamarca, país no topo do World Happiness Report, possui um conceito chamado “hygge”, um estilo de vida que busca o bem-estar e aconchego.

Muitas empresas se aproveitaram da popularidade desse conceito no Instagram e Pinterest para vender produtos com a hashtag "hygge". Muitos dinamarqueses, entretanto, não gostam do rumo comercial que esse estilo de vida tomou e afirmam que o hygge não é algo que pode ser comprado.

Você sabia que o conceito de felicidade também é redefinido dependendo da sua idade? De acordo com um estudo feito para o Jornal de Pesquisa do Consumidor, pessoas mais jovens tendem a buscar a felicidade por meio de experiências extraordinárias, como viajar para um país exótico. Já os idosos encontram a felicidade em experiências comuns do seu dia a dia, como passar um tempo com sua família.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page