top of page

Novas formas de turismo pós-pandemia

Você conhece o termo “staycation”? Essa nova forma de viagem de curta distância, feita por meio de carros ou motor homes, será essencial para a recuperação econômica do país. Com a crise de saúde atual, o staycation ou holistay mudará completamente o nosso comportamento em relação ao turismo pós-pandemia.

Segundo a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), com o Covid-19, ocorreu uma queda de 90% nas viagens domésticas e 100% nas internacionais. Contudo, há espaço para uma visão mais positiva do mercado no futuro. A Airbnb registrou um aumento de reservas domésticas na China e em países da Europa como Dinamarca e Holanda. Além disso, segundo o site Viagem e Turismo, cresceu o número de pesquisas por viagens regionais no Brasil, sendo o Nordeste o destino mais procurado.

Essa reestruturação do mercado, com foco nas viagens regionais e no ecoturismo impactará a forma como nós viajamos. As pessoas estão procurando viagens com fins educativos, com foco na busca espiritual e na vivência de diferentes culturas. Esse novo comportamento do setor trará mais renda para a população local e com isso movimentará o mercado brasileiro.

E a pandemia não alterou apenas os nossos destinos, ela também trouxe uma maior preocupação com a nossa higienização, como o uso de máscaras para prevenir a proliferação do vírus; algo que era apenas comum em países asiáticos como Coreia do Sul.

As empresas de viagem também terão que se adaptar a essa nova realidade, precisando adotar políticas mais flexíveis. Com o medo de uma nova onda do vírus, as companhias aéreas precisarão ser mais compreensivas na troca da data e do destino da viagem. O Covid-19 também pode impactar positivamente cidades como Veneza e Amsterdã, onde os moradores locais são afligidos com o overtourism, o excesso de visitantes estrangeiros.


Pensando nessa nova onda de ecoturismo, o Yspanus fez uma lista com alguns parques nacionais brasileiros para você conhecer no futuro!


Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP)



Parque Nacional do Iguaçu (PR)



Parque Nacional de São Joaquim (SC)



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page