Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Johns Hopkins em Maryland, Estados Unidos, sugere que a escrita à mão contribui para o aprendizado mais rápido de habilidades relacionadas à alfabetização do que a digitação em teclado.
O estudo foi feito em duas fases com 42 adultos que não falavam árabe. Esse grupo foi dividido aleatoriamente em três:
Escritores
Digitadores
Observadores de vídeo
Na primeira fase, cada participante aprendeu as 28 letras do alfabeto árabe de acordo com o estilo de aprendizagem de seu grupo. Os participantes que assistiram vídeos e usaram um teclado em seus estudos conseguiram identificar cada letra do alfabeto árabe após 6 sessões de aprendizado. Já o grupo que usou caneta e papel precisou de apenas 2 sessões!
Na segunda fase, os pesquisadores testaram se os participantes eram capazes de formar novas palavras e ler palavras desconhecidas. O estudo descobriu que o grupo de caligrafia era melhor em generalizar seu aprendizado do alfabeto árabe.
Essa pesquisa mostra que o simples ato de escrever à mão produz um aprendizado mais rápido e maior capacidade de adaptação do conhecimento adquirido.
Em 2020, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia também descobriu, por meio do rastreamento de ondas cerebrais durante a aula, que crianças de 12 anos aprendiam com mais eficiência e memorizavam melhor novas informações ao escrever à mão.
Você sonha em ser poliglota? Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!
Komen