top of page

Acabando de vez com a confusão entre lockdown, quarantine e self-isolation

O YSPANUS Languages elaborou uma lista para explicar os principais termos usados pela mídia internacional, de modo auxiliar sua leitura das principais notícias relacionadas ao COVID-19.

Self-isolation


O isolamento social é uma medida voltada à pessoa que apresenta sintomas de COVID-19 e, por isso, deve permanecer em casa para não agir como agente transmissor do vírus.

Social distancing


Já o termo “distanciamento social” é uma medida implementada pelos governos de cada país para impedir que seus habitantes contraiam e espalhem o vírus. Você ainda poderia sair de casa para fazer atividades essenciais, como compras.

Quarantine


A quarentena é uma forma de separar as pessoas que foram expostas ao vírus para descobrir se elas foram infectadas e impedir que a doença seja transmitida para outra pessoa.

Lockdown


O lockdown se refere a uma restrição de mobilidade implementada pelos governantes para impor o distanciamento social por meio do bloqueio das principais vias de entrada de uma cidade.

Vertical and Horizontal isolation

Essa expressão ganhou tração com o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Março de 2020. O isolamento vertical busca distanciar apenas a população de risco: idosos, pessoas que possuem diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares. Assim, a camada mais vulnerável da sociedade seria protegida enquanto o resto voltaria a trabalhar e estudar.

A intenção seria criar uma “imunidade de rebanho”, ou seja, as pessoas que não se encontram nos grupos de risco desenvolveriam uma resistência ao vírus. O Reino Unido chegou a implementar essa forma de isolamento no início de Março, mas essa estratégia foi alterada após a publicação de uma pesquisa do Imperial College London, que defende o isolamento total.

O isolamento horizontal é uma medida mais rígida, que requer o distanciamento de toda a população, uma vez que aqueles que não pertencem ao grupo de risco poderiam se tornar agentes transmissores do vírus.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page