top of page

Conheça 7 dicas de um poliglota brasileiro para aprender novos idiomas

O poliglota Rafael Lanzetti, radicado na Alemanha, reuniu algumas dicas de aprendizado para os brasileiros que sonham em falar múltiplos idiomas. Lanzetti, um carioca que trabalha como professor e tradutor na Europa, fala 11 idiomas: português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, holandês, sueco, hebraico, grego e romeno!


Ele começou a estudar a língua inglesa com 8 anos, mas foi apenas com 18, na Faculdade de Letras, que sua jornada poliglota foi impulsionada. Na universidade, Lanzetti aprendeu alemão, espanhol, italiano e grego.


Devido a proximidade com a língua alemã, Rafael começou a estudar holandês. Já seu aprendizado de línguas latinas o impeliu a aprender romeno e francês. Sua amizade com um israelense o motivou a conhecer o hebraico e, para completar as línguas germânicas, ele adquiriu fluência no sueco!


Segundo o poliglota, o aprendizado de inglês já é uma obrigação e seu diferencial profissional

começa do terceiro idioma em diante.


Um grande leque linguístico em seu currículo impressiona os empregadores não só por conta de status social, como também por sua bagagem cultural e empenho em um aprendizado contínuo.


O site de emprego Catho afirma que a fluência em inglês eleva seu salário em 70%! Já quem domina o espanhol ganha um salário 40% maior!


Além dos benefícios para sua vida profissional, o aprendizado de idiomas também contribui para sua saúde ao prevenir o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer!


Conheça 7 dIcas desse poliglota para alavancar seus estudos:


1. Disciplina e persistência diária:


Rafael afirma que dedicar 15 minutos diários aos seus estudos já é suficiente. Ele faz vários "ciclos de concentração” durante o dia: 15 minutos de leitura de um texto em francês, 15 minutos para escrever algo em grego, 15 minutos para falar consigo mesmo em sueco, etc.


2. Encontre uma motivação:


É importante encontrar um motivo para aprender um novo Idioma, ele pode ser um interesse cultural, uma viagem internacional, o sonho de morar em um determinado país e até um interesse romântico em um gringo!


3. Sempre se dedicar às 4 habilidades linguísticas:


O poliglota ressalta a importância de equilibrar seus estudos ao treinar as 4 habilidades linguísticas essenciais para alcançar fluência em um novo idioma: fala, audição, leitura e escrita.


4 habilidades linguisticas

4. Começar desde cedo:


Ele também fala sobre a importância de motivar seu filho a aprender um idioma desde cedo. Um estudo indica que a criança pode aprender até 5 idiomas até os 7 anos de idade!


5. Não existe uma língua difícil:


Para Rafael Lanzetti, existem línguas distantes da nossa e que requerem mais dedicação do aluno.


6. Não tenha medo de errar:


Nós cometemos vários erros até mesmo em nossa língua materna. Em uma língua estrangeira isso não é diferente!


7. Não existe uma idade limite para aprender um novo idioma:


Apesar de as crianças terem mais facilidade de aprendizado linguístico, ser um adulto não é uma desculpa para abandonar seu sonho de falar múltiplos idiomas.


Que tal aprender os idiomas mais requisitados do mercado de trabalho? Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page