top of page

Curso de idiomas in company: 7 motivos para investir na qualificação de seus colaboradores

A contratação de profissionais bilíngues ou poliglotas é essencial para as empresas que desejam expandir seus horizontes, aumentar sua competitividade e ganhar acesso ao mercado globalizado.


Por isso, investir na qualificação de seus funcionários por meio de cursos in company de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e até mandarim é uma ação estratégica de negócio que apresenta diversas vantagens, como:


  1. Criar em sua empresa uma cultura de aprendizado contínuo.

  2. Fortalecer a conexão entre funcionários durante as aulas.

  3. Ter um ambiente de trabalho mais harmônico.

  4. Encorajar a fidelidade de seus colaboradores e impedir a fuga de talentos.

  5. Usufruir de um aprendizado de idiomas mais focado em seu segmento de negócios, com um conteúdo adaptado para suas demandas profissionais específicas.

  6. Ampliar a captação de clientes internacionais.

  7. Aumentar o lucro de sua empresa.


Em particular, o domínio do inglês é a competência linguística que garante os melhores resultados financeiros no mundo dos negócios. De acordo com Tsedal Neeley, professor da Harvard Business School, cerca de 60% das empresas multinacionais usam oficialmente a língua inglesa para fazer negócios.


Esse fenômeno anglófono foi chamado de “Englishnization” por Hiroshi Mikitani, o CEO da Rakuten, uma empresa japonesa de comércio eletrônico. Em 2010, com apenas 10% de seus funcionários proficientes em inglês, a Rakuten declarou que a língua inglesa seria seu idioma corporativo e deu 2 anos para seus profissionais se tornarem fluentes em inglês.


Essa nova estratégia de negócios gerou muitas críticas, com o CEO da Honda afirmando que era estúpido uma empresa japonesa usar apenas o inglês. Contudo, 5 anos depois, a Rakuten dobrou sua receita líquida, aumentando sua base de usuários de 200 milhões para 1,1 bilhão! No mesmo ano, a Honda afirmou que planeja mudar sua língua franca corporativa do japonês para o inglês até 2020.


Atualmente, mais e mais multinacionais como Nokia, Samsung e Renault exigem o inglês em sua comunicação interna. Segundo um estudo da Hays, uma empresa multinacional britânica de serviços de recrutamento, o inglês, com 91%, é a língua mais requisitada como idioma corporativo. O espanhol fica em segundo lugar com 42%!







0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page