top of page

Curiosidades sobre línguas estrangeiras

Você sabia que a curiosidade pode contribuir para o ensino de uma língua estrangeira? Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, despertar a curiosidade do aluno auxilia sua memória e torna o aprendizado de uma matéria entediante mais agradável.

Os pesquisadores elaboraram 100 perguntas para medir o nível de curiosidade dos participantes por meio de ressonâncias magnéticas. Eles descobriram que, quando alguém considerava um assunto instigante, o hipocampo área do cérebro relacionada à memória e motivação era ativada. Além disso, a curiosidade também ativa o sistema de recompensa do cérebro, proporcionando prazer e bem-estar!

Pensando em estimular o seu interesse pelo aprendizado de idiomas, o Yspanus Languages elaborou uma lista com 5 curiosidades sobre línguas estrangeiras!

Onomatopeias e Interjeições


Você já notou que cada idioma usa uma onomatopeia diferente para representar um som específico? O Português usa o “cócóricó” para simbolizar o cacarejar da galinha, já o Inglês usa o “cockle-doodle-doo”.


O mesmo ocorre com interjeições! Um brasileiro costuma dizer “Ai!” quando ele se machuca, já um anglófono fala “Ouch!”. Durante o seu aprendizado de uma língua estrangeira, procure notar essas distinções para facilitar sua assimilação a uma nova cultura.


Percepção das cores


Sua percepção das cores pode mudar dependendo do idioma que você fala! Algumas línguas possuem apenas o termo escuro e claro para descrever as cores, ou somente frio e quente.


Idiomas fictícios


Você sabia que seriados como Game of Thrones, The Witcher e The 100 contrataram um criador de línguas artificiais? David J. Peterson é o responsável pela criação de línguas como Dothraki e Alto Valiriano, o qual você pode aprender por meio do Duolingo!


Sinônimos


Alguns idiomas possuem uma grande quantidade de sinônimos. A língua somali, por exemplo, possui 43 termos para a palavra “camelo”, já a língua havaiana possui 108 palavras diferentes para representar “batata-doce”.


O alfabeto mais eficiente do mundo


Você sabia que o Hangul é um dos sistemas de escrita mais eficientes do mundo? Especialistas em idiomas elogiam o design científico do alfabeto coreano, uma vez que cada letra corresponde a articulação de seus órgãos vocais ao pronunciá-la. O caractere «ㄱ» (similar ao fonema /k/ do Alfabeto Fonético Internacional) representa o levantamento da parte de trás da língua ao bloquear a garganta.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page