top of page

5 costumes da cultura empresarial sul-coreana

1. Respeitar a idade e o status


Respeitar a idade e o status é algo fundamental na cultura sul-coreana. No país, o status de alguém depende de vários fatores como estado civil, em qual universidade a pessoa estudou, sua função e posição em uma empresa, etc.


2. Fazer reverências


Os sul-coreanos mais jovens devem sempre iniciar a reverência aos idosos como uma saudação e um sinal de respeito. Em grupos, a pessoa que possui o status mais alto sempre deve ser cumprimentada primeiro.


3. Cartão de visita


Como os coreanos se preocupam muito com o status, os cartões de visita são muito populares no país, já que eles são uma ótima forma de avaliar o status de um potencial parceiro de negócios.


Assim como na China, os sul-coreanos nunca guardam o cartão de visitas de alguém no bolso e sempre recebem um cartão com as duas mãos.


4. Uso de nomes e sobrenomes


Sempre use o sobrenome de seus parceiros comerciais durante as primeiras reuniões. Se você desenvolver um bom relacionamento profissional com eles, será possível usar o nome deles.


Em situações muito formais, entretanto, sempre use o título formal e o sobrenome da pessoa!


5. Presentes


Nunca embrulhe um presente com a cor branca! Na Coréia do Sul, essa cor simboliza a morte. Também é comum sempre levar um pequeno presente (flores, chocolates, etc.) quando você for convidado para uma casa coreana.


Mas fique atento às leis anticorrupção do país, que limitam o valor do presente de funcionários públicos!






0 comentário

Comments


bottom of page