top of page

Como os diplomatas estadunidenses aprendem rápido um novo idioma

Você sabia que os diplomatas estadunidenses passam por um rigoroso treinamento para aprender uma língua estrangeira?


Os Foreign Service Officers são enviados ao exterior para representar os Estados Unidos em assuntos muito importantes e, por isso, são especialistas em negociações em vários idiomas. Como o aprendizado de um novo idioma é uma habilidade essencial dessa sua função, o processo seletivo para ser aceito no FSI (Foreign Service Institute), na Virgínia, é muito competitivo.


Essa mini universidade para diplomatas exige dos candidatos um exame médico, uma verificação de antecedentes e um exame escrito em três partes. O FSI possui por volta de 5.000 alunos por ano e ensina 60 idiomas com diferentes níveis de dificuldade:


  • Categoria I (30 semanas): francês, italiano, português, espanhol.

  • Categoria II (36 semanas): alemão.

  • Categoria III (44 semanas): hebraico, grego, russo, turco.

  • Categoria IV (88 semanas): árabe, japonês, coreano e mandarim.


Os alunos precisam frequentar diariamente aula matinais, sessões de auto estudo e ensino a distância. As 25 horas semanais são divididas em quatro partes:


  • Entrada: foco na audição e na leitura.

  • Saída: foco na fala e na escrita.

  • Fluência: construção da automaticidade no idioma.

  • Mecânica da linguagem: gramática e vocabulário.


Todos os professores do FSI são nativos e existe um foco na alfabetização cultural de seus alunos. Existe, inclusive, centros de imersão em vários lugares como Tunísia, Cairo e Beirut! A escola também faz uso de tecnologia multimídia durante o aprendizado de línguas estrangeiras, com vídeos e equipamentos de gravação para você escutar sua pronúncia.


Os exames de aprovação para o aluno trabalhar no exterior são extremamente puxados. Eles precisam falar durante um longo tempo sobre assuntos complexos, como sistemas políticos e assuntos militares. Além disso, os alunos devem entrevistar um falante nativo e depois traduzir tudo para o inglês!


Mas como o conhecimento de línguas estrangeiras é fundamental para as relações internacionais? Yuri Kim é uma diplomata estadunidense que, com apenas 29 anos, teve que lidar com protestos violentos na embaixada estadunidense na China, com funcionários presos e cercados por uma multidão em fúria após um bombardeiro na embaixada chinesa em Belgrado, na Sérvia.


Yuri Kim usou suas habilidades linguísticas, se misturou com a multidão e repassou as informações ao seu governo para acalmar a situação. Vale lembrar que Yuri aprendeu japonês no FSI, mas ela também fala coreano, mandarim, turco e um pouco de albanês!


Você sonha em ser poliglota? Confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Coreano, Mandarim, Russo e Árabe do YSPANUS Languages!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page