top of page

Como criar uma rotina de estudos online

Fazer um curso de idiomas online tem muitas vantagens como: montar uma rotina de estudos ideal para o seu ritmo de aprendizado, não perder tempo com o deslocamento até o curso e encontrar preços mais em conta. Tudo isso, além de ter mais tempo para atividades extraclasse!


Contudo, também aumenta o número de distrações que podem afetar o ensino de um novo idioma. Por isso, o YSPANUS Languages elaborou uma lista para aqueles que desejam aprimorar a sua rotina de estudos em casa.

Evite distrações


Durante sua aula online, escolha um local silencioso, saia de suas redes sociais e desligue o seu celular para evitar que distrações vindas de fora possam afetar seu ritmo de aprendizado.

Se você reservou um horário do dia para atividades extraclasse, coloque em prática a Técnica Pomodoro para aumentar seu poder de concentração. Esse método, criado por Francesco Cirillo em 1980, divide uma tarefa em períodos de 25 minutos, intercalados por uma pausa de 5 minutos. Após 4 “pomodoros” de 25 minutos, você terá uma pausa mais longa de 30 minutos.

Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina de estudos é a chave para alcançar a fluência em um novo idioma. Se você determinou que, nos finais de semana, irá dedicar 1 hora do seu dia ao aprendizado do idioma, faça uma lista do que você planeja estudar e defina um horário de início e término.

Durante a semana também é essencial criar uma rotina diária de estudos para você praticar o idioma regurlamente. Reservando apenas 30 minutos do seu dia, você praticará o idioma por 2h30min por semana.

Faça uma autoavaliação diária


Não esqueça de anotar todas as dúvidas que surgiram no decorrer da aula para que, após o seu término, você possa reforçar esse conteúdo. Durante a leitura de textos, sublinhe as palavras cujo significado você não conhece ou cuja pronúncia se mostrou dificultosa. Também não deixe de registrar o conteúdo que você precisa revisitar, como regras gramaticais ensinadas no início do curso, tempos verbais que você precisa memorizar, etc.

Estabeleça metas semanais


Após fazer essa autoavaliação, chegou a hora de estabelecer uma meta para o resto da semana. No decorrer de suas aulas online, você pode notar a necessidade de consolidar certas habilidades linguísticas do idioma, como sua leitura ou pronúncia. Por isso, é essencial criar metas como ler mais textos no idioma, escutar mais podcasts e músicas, etc.

Vá além da aula e do material didático


Com uma meta estabelecida, você agora deve encontrar recursos online para romper suas barreiras no idioma. Se você precisa consolidar sua habilidade de leitura, aloque 30 minutos do seu dia para visitar sites de revistas e jornais estrangeiros. Leia um ou dois artigos e anote no seu caderno o vocabulário adquirido.


Se você precisa aprimorar sua habilidade auditiva, ouça um podcast ou audiolivro gratuito no Spotify! Você também pode combinar essas duas metas em uma ao acompanhar o podcast enquanto lê sua transcrição.

Faça resumos da aula


Também é essencial criar um resumo da matéria ensinada durante a aula e atividades extraclasse. Ao criar uma “apostila”, você poderá elaborá-la para atender às suas necessidades específicas, além de ter um fácil acesso ao conteúdo que você precisa revisitar.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page