Como aprender um novo idioma com uma agenda lotada
Aprenda um novo idioma se divertindo
Aprender uma língua estrangeira por meio de atividades divertidas é uma ótima forma de expandir seu vocabulário, aguçar seu ouvido, melhorar sua pronúncia e aprender mais sobre a cultura de seus falantes nativos! O essencial é adicionar algumas dessas atividades em sua rotina diária fora da sala de aula:
Escutar audiolivros e podcasts
Fazer o download de aplicativos de aprendizado de idiomas
Assistir filmes e séries
Assistir vídeos no YouTube
Ler jornais ou blogs
Conheça técnicas de estudos indicadas por poliglotas
Método Goldlist
Criada pelo poliglota David James, a “lista de ouro” é perfeita para os alunos que possuem dificuldade de memorizar o vocabulário de um novo idioma. O mais interessante é que, para aplicar essa técnica em sua rotina diária de estudos, você só precisa de um caderno e de canetas coloridas!
Lista principal: em uma folha em branco, escreva uma lista de 14 a 20 palavras que você deseja memorizar.
Primeira destilação: duas semanas depois, abra seu caderno e crie uma segunda lista com todas as palavras que você não conseguiu memorizar.
Segunda destilação: aguarde mais duas semanas e repita o processo, criando uma terceira lista com as palavras que você esqueceu.

Continue com suas “destilações” até que você seja capaz de armazenar todo o vocabulário em sua memória de longo-prazo!
Active Recall
Outra forma de armazenar o conteúdo ensinado em sala de aula é por meio do active recall (lembrança ativa), que desafia a sua mente a recordar o que você acabou de aprender. Assim como o método Goldlist, essa técnica é bem simples:
Passo 1: leia a matéria da prova e elabore perguntas com base no que você acabou de estudar.
Passo 2: feche seu caderno e comece a responder suas próprias perguntas! Isso pode ser feito tanto por escrito quanto em voz alta.
Passo 3: abra seu caderno para revisar o conteúdo das perguntas que você não conseguiu responder.
Passo 4: feche seu caderno novamente e responda as perguntas que você não sabia no passo 2.
Shadowing
Precisa melhorar sua pronúncia em um idioma? Então, o shadowing é a técnica ideal para você! Criada pelo linguista Alexander Argüelles, que já estudou mais de 60 idiomas, o shadowing consiste em escolher um áudio e repeti-lo ao mesmo tempo em que você o escuta, de modo a falar por cima do narrador.
Aplicativos como Duolingo e Beelinguapp oferecem histórias narradas em vários idiomas, perfeitas para você praticar o shadowing em casa!
Conheça técnicas de gerenciamento de tempo
Quadro Kanban
O Quadro Kanban é uma excelente forma de você acompanhar o progresso de seu aprendizado em um novo idioma! Para realizá-lo, você só precisará de um quadro branco e post-its coloridos.
Passo 1: em um quadro branco, crie 3 colunas (pendente, em andamento e feito).
Passo 2: escreva em post-its as tarefas que você precisa realizar para alcançar seu objetivo em uma língua estrangeira (estudar gramática, ler 30 minutos por dia, praticar shadowing etc).
Passo 3: mude o post-it de coluna conforme você começa ou finaliza cada tarefa!

Se você não tem um quadro branco, você pode utilizar sites como Trello, KanbanFlow e Kanban Tool!
Pomodoro
Você se distrai facilmente? Então, conheça a Técnica Pomodoro! Criada em 1980, essa técnica divide uma tarefa em períodos de 25 minutos, intercalados por uma pausa de 5 minutos. Após 4 “pomodoros” de 25 minutos, você terá uma pausa mais longa de 15 minutos para descansar!

Montando seu cronograma de estudos
Ao elaborar seu cronograma semanal, o Yspanus Languages recomenda dividir cada atividade de acordo com as 4 habilidades linguísticas essenciais:
Fala: praticar shadowing
Audição: assistir 1 filme ou seriado em inglês
Escrita: escrever texto em inglês
Leitura: ler durante 1 hora no final de semana
Domingo | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | Sábado |
Assistir filme ou seriado em inglês | Ler 1 notícia em inglês | Assistir um vídeo no YouTube em inglês | Shadowing | Escutar podcast | Método Goldlist | Ler 1 capítulo de um livro em inglês |