top of page

Como o aprendizado de idiomas é essencial para a internacionalização de empresas

Você conhece o processo de internacionalização de empresas? Ele ocorre quando uma organização, em busca do crescimento contínuo, vai além dos limites de seu território nacional e começa a atuar em um âmbito global.


A internacionalização pode ser realizada por meio da exportação de seu produto para um país vizinho ou a abertura de uma unidade industrial ou escritório no exterior. Esse processo não é uma tarefa fácil e exige a imersão e adequação do seu negócio a uma nova cultura.


É aí que entra a importância da fluência em vários idiomas! Escolher profissionais poliglotas que buscam a qualificação contínua e possuem um amplo conhecimento cultural é essencial para sua empresa atingir novos mercados e, com isso, aumentar sua receita.


O McDonald's, por exemplo, adaptou seu cardápio para a cultura de cada país. O McChicken se chama McPollo nos países de língua espanhola. Existem 17 McDonald's kosher em Israel, onde o menu é preparado de acordo com as leis alimentares judaicas. Em Portugal, a empresa vende pastéis de nata como sobremesa.


A internacionalização não se limita a grandes marcas como McDonald's, Amazon, Starbucks, Domino's e L'Oréal. De acordo com um levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, 32% das exportações realizadas por empresas brasileiras foram de micro e pequenas empresas!


A necessidade de adicionar línguas estrangeiras em seu currículo não diminui com a crise sanitária. Segundo um estudo da Fundação Dom Cabral, 70% das empresas brasileiras buscam expandir seus negócios para o mercado exterior nos próximos anos.

Quais idiomas eu preciso aprender?


A fluência em inglês já é uma qualificação indispensável no currículo do profissional brasileiro. Esse idioma é essencial no mundo dos negócios, nas ciências, no setor tecnológico, na comunicação e no turismo.


O mandarim é importante para quem deseja trabalhar com Comércio Exterior. Já o espanhol e o francês são ideais para quem sonha em seguir carreira diplomática.


O alemão é imprescindível para quem trabalha com engenharia e no setor de saúde.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page