top of page

Como aplicar o Sistema de Repetição Espaçada em seu estudos!

Você possui dificuldade de memorizar o conteúdo que cairá na prova mesmo após estudar durante horas? Então, conheça o Sistema de Repetição Espaçada (Spaced Repetition System, em inglês), uma técnica de estudos perfeita para quem deseja combater a curva do esquecimento ao estudar com mais eficácia por meio do espaçamento de seu aprendizado!


O que é o Sistema de Repetição Espaçada?


Em vez de revisar toda a matéria de uma prova em uma única e longa sessão de estudos, o Sistema de Repetição Espaçada demanda que o aluno crie intervalos entre cada sessão, que aumentam cada vez mais ao longo do tempo.


Além de não cansar o seu cérebro com maratonas de estudos durante a madrugada, você armazenará o conteúdo adquirido por meio desse método em sua memória de longo prazo.


Como aplicar esse método em meus estudos?


No livro How We Learn: The Surprising Truth About When, Where, and Why It Happens, Benedict Carey analisou um estudo feito em 2008 sobre os efeitos do espaçamento na aprendizagem e chegou nos melhores intervalos de acordo com quanto tempo você possui até uma prova:

Tempo até o exame

Intervalo de tempo

1 semana

1-2 dias

1 mês

1 semana

3 meses

2 semanas

6 meses

3 semanas

1 ano

1 mês

Já o pesquisador polonês Piotr Woźniak determinou, durante o desenvolvimento do software SuperMemo, que os intervalos entre cada sessão deveriam ser os seguintes:

Repetição

Intervalo de tempo

Primeira repetição

1 dia

Segunda repetição

7 dias

Terceira repetição

16 dias

Quarta repetição

35 dias

Deseja aprender uma língua estrangeira? Então, confira os cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo do YSPANUS Laguages!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page