top of page

O que você não sabe sobre a cultura dos memes

Você provalvelmente já compartilhou muitos memes em suas redes sociais ou durante conversas com amigos no WhatsApp, chegando até a criar sua própria versão desse conteúdo viral. Mas você já se perguntou qual é sua origem?


O termo meme veio do livro O Gene Egoísta do biólogo evolutivo Richard Dawkins, publicado em 1976. O cientista abreviou a palavra grega “mimeme”, que significa “aquilo que é imitado”, para compreender como as ideias são propagadas de geração em geração. Por conta de sua capacidade de se autopropagar na internet, o meme recebeu esse nome.


Um efeito da cultura digital, o meme surgiu como uma forma de expressar um desabafo pessoal, uma crítica política ou para simplesmente falar sobre o drama mais recente de uma celebridade. Por meio da junção de uma imagem e texto, a pessoa é capaz de expressar aquilo que não consegue verbalizar, ressignificando uma imagem de múltiplas formas.



Apesar do seu humor, os memes também são usados como fonte de informação. Segundo um estudo feito pela Globosat, 75% dos entrevistados já souberam de uma notícia política por meio de um meme.



O estresse do cotidiano também pode ser aliviado com memes. De acordo com a mesma pesquisa, 63% dos entrevistados procuram memes na internet quando querem se distrair do caos do mundo.



Conhecer memes estrangeiros também pode contribuir para os seus estudos em um novo idioma! O Yspanus Languages sempre enfatizou a importância da imersão cultural para você ampliar o seu conhecimento das nuances linguísticas dos habitantes de um país.


Por meio de memes, você não só fica a par de todas as notícias de uma região, como também aumenta o seu senso de pertencimento. Segundo a pesquisa da Globosat, 64% dos entrevistados se sentem incluídos quando entendem um meme.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page