top of page

Como ter sucesso na Prova Instrumental de Idioma

O Idioma Instrumental ou Técnico é uma habilidade parcial do conhecimento de uma língua estrangeira, aquela que requer o domínio apenas da leitura e da interpretação ou tradução parcial de textos. Esta modalidade é exigida nas provas de acesso ao Mestrado e ao Doutorado das universidades brasileiras, no ENEM e em concursos públicos.

Para ter sucesso neste tipo de exame, é necessário ter conhecimentos específicos:

1. Da gramática básica da língua estrangeira: tempos verbais, formação de palavras, preposições e conjunções, advérbios, grupos nominais, dentre outros.

2. Do léxico básico do idioma, visto que apenas em torno de 15 a 20% das palavras contidas nos textos das provas instrumentais é vocabulário da área específicas, logo não há que se preocupar tanto com ele. Há listas online com as palavras mais comuns de cada idioma que você deve consultar e estudar.

3. Das técnicas de leitura e interpretação de textos, por exemplo scanning e skimming, já que o tempo de resolução das provas é bem curto.

4. Do tipo e formato de perguntas e respostas das provas anteriores, de modo a não cair em pegadinhas.

Seguindo estas recomendações com certeza você alcançará o êxito que precisa na sua prova instrumental e atingirá o seu objetivo.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page