O Idioma Instrumental ou Técnico é uma habilidade parcial do conhecimento de uma língua estrangeira, aquela que requer o domínio apenas da leitura e da interpretação ou tradução parcial de textos. Esta modalidade é exigida nas provas de acesso ao Mestrado e ao Doutorado das universidades brasileiras, no ENEM e em concursos públicos.
Para ter sucesso neste tipo de exame, é necessário ter conhecimentos específicos:
1. Da gramática básica da língua estrangeira: tempos verbais, formação de palavras, preposições e conjunções, advérbios, grupos nominais, dentre outros.
2. Do léxico básico do idioma, visto que apenas em torno de 15 a 20% das palavras contidas nos textos das provas instrumentais é vocabulário da área específicas, logo não há que se preocupar tanto com ele. Há listas online com as palavras mais comuns de cada idioma que você deve consultar e estudar.
3. Das técnicas de leitura e interpretação de textos, por exemplo scanning e skimming, já que o tempo de resolução das provas é bem curto.
4. Do tipo e formato de perguntas e respostas das provas anteriores, de modo a não cair em pegadinhas.
Seguindo estas recomendações com certeza você alcançará o êxito que precisa na sua prova instrumental e atingirá o seu objetivo.