top of page

10 Dicas para acelerar a aprendizagem de um Idioma


Pode-se dizer que é um privilégio poder viajar para cidades como Londres, Paris, Madri, Tóquio, Buenos Aires ou Berlim e poder se comunicar no idioma nativo. As experiências que se trocam são de outra natureza principalmente porque o contato que se tem com as pessoas locais se processa de forma mais direta e espontânea. Como certa vez disse Nelson Mandela, “se você falar com um homem numa língua que ele entende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria língua, você atinge seu coração”.

Mas talvez o objetivo que você tenha ao aprender uma língua estrangeira não esteja diretamente ligado a uma viagem de turismo ou negócios, ou a um programa de intercâmbio com uma universidade estrangeira. No entanto, seja qual for o motivo do seu interesse em aprender um determinado idioma, é fato que isto representa um caminho a percorrer, mas ele não precisa ser necessariamente longo e árduo.

A forma com a qual encaramos e organizamos o aprendizado de qualquer assunto que seja, pode influenciar diretamente os resultados. O importante é saber fazer com que eles sejam influenciados de forma positiva. Para isto, seguem algumas sugestões práticas de como otimizar o estudo de uma língua estrangeira:

1. CONCENTRE-SE NO SEU OBJETIVO

Quais são exatamente as aptidões que você quer ou precisa desenvolver na aprendizagem de um idioma? Você quer aprender a ler, escrever, entender, falar ou tudo ao mesmo tempo? Cada uma das aptidões requer práticas e estratégias de aprendizagem próprias que devem ser previamente estabelecidas para adiantar os processos. É o caso, por exemplo, dos cursos de língua instrumental que atendem a necessidades específicas e que, por este motivo, obedecem a uma estruturação mais direcionada para o fim da leitura e entendimento de textos técnicos.

2. PROCURE APRENDER EM COMPANHIA

Inegavelmente, não existe técnica mágica que o faça dominar um idioma se não for por meio da prática. Se o seu objetivo é atingir determinada fluência, procure ingressar em cursos com pequenos grupos e voltados para a oralidade. Não adianta estudar sozinho e não interagir. Aprender a falar um idioma estrangeiro é como aprender a dirigir: você tem que sentar ao volante e interagir com o carro, com o trânsito, pedestres, etc.

3. BUSQUE SUAS PRÓPRIAS FORMAS DE APRENDIZADO

Cada um de nós tem uma forma própria de melhor aprender as coisas. Alguns são mais visuais, outros mais auditivos ou tácteis, etc. Faça uma análise dos métodos e recursos que mais o auxiliam a assimilar os assuntos. Se você se identifica mais com livros didáticos, adquira-os. Mas se o seu contato maior é com seu tablet ou notebook, volte-se para as mídias que se encontram disponíveis e que podem servir de ajuda.

4. APEGUE-SE ÀS FRASES MAIS USADAS NO COTIDIANO

Estabeleça um número de frases cotidianas como meta diária para você aprender diariamente. Não precisam ser muitas, busque as que você tem certeza que serão de grande valor para os seus objetivos. Você vai observar que quanto maior o número de frases assimiladas, maior facilitado será o entendimento de frases mais complexas no futuro.

5. ADOTE UM “AMIGUINHO IMAGINÁRIO” E CONVERSE COM ELE TODOS OS DIAS

Não se envergonhe de voltar a ser uma criança e conversar diariamente com seu amiguinho imaginário no idioma que está aprendendo. Com o tempo, você perceberá como este exercício mental desenvolve a capacidade do raciocínio rápido no idioma estrangeiro, contribuindo para o aumento da fluência.

6. UTILIZE SUA ROTINA PARA IMERGIR NO IDIOMA

Aproveite pequenos detalhes da sua vida diária para praticar o idioma que você está aprendendo: escreva suas anotações, suas listas de tarefas e compras, seus diários no idioma que está aprendendo. Isto ajuda a fixar vocábulos e exercita o pensamento em outro idioma.

7. PRATIQUE A LEITURA DE DIVERSOS GÊNEROS DE TEXTO

Sabe-se do grande valor da leitura quando se aprende um idioma estrangeiro, no entanto procure diversificar os gêneros de texto que você quer ler. Leia romances, novelas, histórias em quadrinhos, anúncios, encartes, manuais, etc. Em suma, vale o ditado, “caiu na rede é peixe”, porque qualquer tipo de texto vai trazer para você um aporte nos seus conhecimentos de vocabulário.

8. ASSISTA FILMES E PROGRAMAS, OUÇA RÁDIO, NAVEGUE NA INTERNET

Todo contato com o idioma que se está aprendendo é pouco. Por este motivo, assista filmes, programas, séries, talk-shows, etc. (se possível com legenda no idioma em aprendizagem). Ouça rádios estrangeiras, abuse do youtube, etc. Quanto mais você ouvir o idioma, gradativamente aumentará sua percepção auditiva, além de não deixar você perder o contato com tudo o que já aprendeu.

9. NÃO SE INTIMIDE, PROCURE AMIGOS NATIVOS

Não perca a oportunidade de ter amigos nativos do idioma que você está aprendendo. Além de ser uma experiência indescritível de contato com outras culturas, você estará vivendo o idioma da forma mais direta o possível. Se você não tem a oportunidade de ter um contato pessoal, procure amigos na internet. Existem várias redes sociais que ajudarão a encontrar o amigo no país certo.

10. RELAXE, NÃO TENHA MEDO DE ERRAR E SINTA PRAZER

É do grande contista austríaco Alexander Roda Roda a célebre frase: “Quem fala muitas línguas, sabe dizer muitos disparates em muitas línguas”. Não vale a pena tentar ser perfeccionista e muito menos não há motivo para se ter medo de errar. Todos nós sabemos que errar faz parte do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. É como numa partida de futebol onde os jogadores, para conseguirem acertar no gol, perdem dribles, fazem passes errados, sofrem e cometem faltas. Portanto, relaxe, não tenha medo e não se esqueça: cada pequeno sucesso deve resultar em prazer e diversão, o que vai motivar você a não querer parar e aprender cada vez mais a cada dia.


Você sabia que o YSPANUS Languages também oferece cursos online? Aqui você poderá frequentar aulas online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Russo e Árabe!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page