top of page

Por que poucos brasileiros falam inglês?

Segundo o Índice de Proficiência em Inglês da EF (2020), o Brasil está na 53ª posição do ranking global, permanecendo, desde 2011, nas categorias “baixo” ou “muito baixo”. Nosso país, inclusive, fica em 10º lugar dentre os países da América Latina; ultrapassado pela Argentina, Costa Rica, Chile, Paraguai, Cuba, Bolívia, etc.


Ranking EF América Latina
Fonte: EF

Apesar de nossa péssima colocação no ranking da EF, a fluência em inglês é muito importante no mercado de trabalho brasileiro. Segundo um estudo realizado pela Hays, o inglês é usado em 91% da comunicação interna das empresas.


O British Council também mostra que, dentre aqueles que afirmaram ter conhecimento de inglês, apenas 16% chegaram ao nível avançado!


Nível de conhecimento declarado de inglês
Fonte: British Council

Ainda, segundo o British Council, 91% dos executivos afirmam que o inglês é o principal idioma do mundo dos negócios. O estudo também indica que a demanda de inglês varia dependendo de sua área de atuação.


Se você trabalha com Turismo, a fala e compreensão oral é mais requisitada do que a leitura e a escrita. Quem trabalha com TI, entretanto, precisa aprender o inglês técnico instrumental para compreender manuais e softwares.


Demandas de inglês por setor
Fonte: British Council

Por que poucos brasileiros falam inglês?


De acordo com o British Council, alguns dos motivos que levaram os entrevistados a interromper ou não fazer um curso de inglês foram os seguintes:


  • Faltava muito

  • Os preços eram muito altos

  • Não via resultado

  • Era muito longe de casa / trabalho

  • A duração do curso era muito longa

  • Não tenho tempo

  • As escolas de idiomas não se adequam ao meu perfil de trabalho


O Yspanus Languages oferece cursos rápidos, customizados e com um excelente custo-benefício. Deseja aprender uma língua estrangeira?


Então, confira nossos cursos online de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Mandarim, Coreano, Árabe e Russo.



0 comentário
bottom of page