Você conhece o Instituto Confúcio? Essa organização, associada ao Ministério da Educação chinês, foi criada em 2004 com o intuito de promover a língua e a cultura da China, de modo a facilitar o intercâmbio acadêmico. No Brasil, você encontrará o Instituto Confúcio instalado em diversas universidades: PUC-RIO, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas etc.
Desde 2011, a PUC-Rio trabalha ao lado do Instituto Confúcio em parceria com a Universidade de Hebei para oferecer bolsas de estudo em diversas categorias:
Bolsa de 1 mês
Bolsa de 1 semestre
Bolsa de 1 ano
Graduação (4 anos)
Mestrado (2 anos)
Doutorado (4 anos)
Vale lembrar que é preciso ter um bom desempenho no HSK e HSKK, exame de proficiência de língua chinesa, para se qualificar no programa. Acesse o site do Instituto para mais informações!
A importância do Mandarim
Empresas chinesas no Brasil
Você sabia que o Mandarim é um idioma essencial para aqueles que desejam trabalhar no setor elétrico? Só a State Grid, responsável por empregar cerca de 40 mil brasileiros, pretende investir R$9 bilhões em projetos no país. Além do ramo elétrico, empresas chinesas possuem investimentos no Brasil nos setores automotivo, de mineração e de extração de petróleo.
Comércio Exterior
Se você pretende trabalhar com Comércio Exterior, aprender Mandarim também é algo essencial, visto que a China é a principal importadora de produtos brasileiros.
Turismo
Já aqueles que trabalham com Turismo devem ficar de olho nas oportunidades de emprego que podem surgir durante as Olimpíadas de Inverno de 2022, que serão sediadas na China.