CONTAto

Rua Otávio Carneiro, n° 100, 6° andar - Icaraí 24230-191 - Niterói/RJ 

(Ao lado da loja Leader, com entrada pela Tavares de Macedo)

 

CNPJ: 39242458/0001 - 92

secretaria@yspanus.com.br

rhyspanus@yspanus.com.br

financeiro@yspanus.com.br

(21) 2714 - 1877 | (21) 98552 - 8008

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues

Como funciona o sistema de escrita chinês?

September 27, 2019

 

Ninguém pode negar que o Chinês é uma língua muito complexa e isso pode gerar certa confusão na mente dos estudantes que desejam aprender o idioma. Em primeiro lugar, você provavelmente já se perguntou: Existe uma diferença entre Chinês e Mandarim? A resposta é mais complicada do que um mero sim ou não. O Chinês é composto por um grupo de 10 idiomas, um dos quais é o Mandarim, também conhecido como Chinês Padrão

 

É preciso, contudo, ter cuidado, uma vez que a palavra “padrão” pode criar equívocos. O Mandarim pode até ser o idioma oficial da China e Taiwan, mas se você pretende viajar para Hong Kong, terá dificuldade de conversar com os habitantes locais. O motivo? O idioma oficial de Hong Kong é o Cantonês, que, apesar de ser similar ao Mandarim na forma escrita, é completamente diferente do dialeto na sua forma falada.

 

Ficou desanimado? É preciso ressaltar que, não obstante o rico sistema linguístico da China, o Mandarim, ensinado aqui no Yspanus, ainda é a melhor opção por ser a língua preferida dos empresários e, consequentemente, a mais valorizada no mundo dos negócios. Devido a esse apelo econômico, ser fluente em Mandarim definitivamente abrirá portas profissionais na sua vida!

 

Permanece a dúvida: como um território tão vasto permaneceu unificado por mais de 4.000 anos a despeito das barreiras linguísticas? A resposta é mais simples do que você imagina. Apesar das centenas de dialetos regionais, a China possui apenas um sistema de escrita!

 

Sistema de Escrita Chinês

 

À primeira vista, os caracteres chineses podem intimidar aqueles que não falam o idioma, entretanto, existe uma lógica por trás de seu desenvolvimento. Durante a Dinastia Han, esses caracteres foram classificados pelo lexicógrafo chinês Xu Shen de acordo com as seguintes formas:

 

Xiàngxíng: Conhecida como escrita pictográfica, é composta por desenhos rudimentares que representam objetos concretos. Veja abaixo como o caractere chinês para montanha (山) foi simplificado apenas para seus traços essenciais com o passar do tempo.

 

 

 

Biǎoyì: Já a escrita ideográfica representa ideias mais abstratas. Os caracteres chineses para sobre (上) e abaixo (下), por exemplo, são representados por uma linha horizontal posicionada respectivamente sob e sobre a linha vertical. 

 

Huìyì: Conhecido como ideograma composto, é a junção de caracteres simples, que, após sua combinação, representam algo novo. Ao unir os caracteres chineses para lua (月) e sol (日), você terá a palavra brilhante (明).

 

Xíngshēng: É a adição de dois elementos gráficos que representam o significado da palavra (componente semântico) e o seu som (componente fonético). A fonética composta, como é conhecida, é a chave para desvendar 80% dos caracteres chineses. 

O caractere chinês para mãe (妈), é composto pelo radical 女 que representa feminilidade e pelo componente fonético 马 (mǎ) que indica a pronúncia da palavra. 

 

Achou complicado? Você não está sozinho! Até os chineses que falam outros dialetos regionais precisam aprender Mandarim como língua estrangeira na escola. Após o declínio da Dinastia Qing em 1911, o Mandarim foi estabelecido como língua oficial da China, com o intuito de facilitar a comunicação entre sua população.

 

Ficou interessado? Então, leia nosso ebook sobre Mandarim e descubra como esse idioma pode alavancar a sua carreira profissional!

 

 

Share on Facebook
Please reload

Please reload

Posts Recentes
Please reload

  • Yspanus Languages Facebook
  • Yspanus Languages Instagram
  • Yspanus Languages LinkedIn
Please reload